Profissionais do Mais Médicos no Acre participam de encontro do programa

Médico Osvaldo Leal é um dos tutores dos profissionais que chegam por meio do Mais Médicos (Foto: Júnior Aguiar)

Médicos estrangeiros e brasileiros formados em outros países que integram o Programa Mais Médicos, e que chegaram nos últimos meses ao Acre para reforçar o atendimento em saúde à população, participaram de um encontro presencial com os tutores responsáveis pelo programa no Estado, os professores-doutores Oswaldo Leal e Rodrigo Silveira.

De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual do Mais Médicos, Márcia Andréa, os supervisores/tutores são de fundamental importância não apenas para orientar os estrangeiros em questões culturais, mas também para discutir com eles as atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso de especialização, por meio da internet, além do apoio e orientação sobre as necessidades de cada município.

“Esse foi o primeiro encontro presencial com os tutores que são responsáveis pelas ações de coordenação, monitoramento e acompanhamento desses profissionais que vão atuar no interior do Estado. Esse suporte é muito importante no plano de trabalho, nas atividades a serem executadas pelos médicos participantes do programa”, destaca Márcia Andréa.

Na semana passada, o Ministério da Saúde (MS) enviou ao Acre mais sete profissionais que compõem o programa Mais Médicos, todos de nacionalidade cubana, que vão trabalhar em postos de saúde de Rodrigues Alves (1), Marechal Thaumaturgo (1), Porto Walter (2), Acrelândia (1), Assis Brasil (1)e Santa Rosa (1)

A médica acreana formada há um ano na cidade de Cochabamba, na Bolívia, Ana Carolina Cavalcante e há quatro meses atuando pelo Mais Médicos no posto de saúde do recanto dos Buritis, em Rio Branco, conta que a experiência tem sido positiva.

“Estou há quatro meses pelo programa e tenho gostado muito, especialmente por ser daqui e já conhecer a realidade do Estado. Esse é um programa corajoso, tendo como grande parte de seu desafio as localidades de difícil acesso. Por isso é tão essencial para a manutenção das condições de saúde da nossa população, no que se refere à promoção e à prevenção”, destaca.

Ao todo, o Acre tem 165 profissionais do Mais Médicos, programa criado pelo governo federal para fortalecer a atenção básica de saúde em municípios que mais necessitam de assistência médica.

Já são 165 profissionais no Acre do programa Mais Médicos (Foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter