Profissionais são capacitados sobre saúde e prevenção em Sena Madureira

Com a capacitação será possível fortalecer as ações de prevenção e atenção saúde do município (Foto: Cedida)
Com a capacitação será possível fortalecer as ações de prevenção e atenção à saúde do município (Foto: Cedida)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou no último mês uma capacitação sobre saúde e prevenção direcionada a 40 profissionais de Sena Madureira que atuam nos Conselhos Tutelares, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), nos Núcleos de Educação Estadual e Municipal e na Atenção Básica de Saúde.

O curso que foi desenvolvido pelos técnicos do Departamento de Atenção Primária, Política e Programa Estratégico (Dape) e da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) para qualificar o atendimento à saúde integral e garantia de direitos aos adolescentes, jovens e adultos escolarizados ou não.

De acordo com Antônio Neto Oliveira, coordenador dos projetos Saúde e Prevenção na Escola e do Se Liga Aí, o objetivo do encontro foi apresentar aos profissionais uma nova forma de abordagem, fortalecendo as ações de prevenção e atenção à saúde, a fim de reduzir as evasões escolares, os índices de gravidez indesejada na adolescência, as violências, as ISTs, entre outros.

“Considero essa capacitação de grande proveito, principalmente para nós enfermeiros que atuamos na assistência, pois ampliamos nossos conceitos, por meio de trabalhado com novas dinâmicas, além de aprendemos a lidar com o adolescente, coisa que não se ensina na faculdade”, enfatizou a enfermeira Socorro Vilanova, participante da capacitação.

Programa Se Liga Aí

No mesmo período, também foi realizada a capacitação dos jovens multiplicadores pelo projeto Se Liga Aí

Na ocasião foram debatidos temas como gravidez indesejada na adolescência; métodos contraceptivos; paternidade e cuidados, violências; doenças e infecções sexualmente transmissíveis, caderneta de saúde do adolescente, por exemplo.

A estudante Ana Lúcia Costa da Silva, integrante do grupo de jovens multiplicadores, avaliou positivamente o curso e disse que está preparada para repassar o que aprendeu aos colegas.

“É tão bom quando alguém entende a gente e se comunica conosco sem o ar superior por ser adulto, de uma forma clara e sem formalidades. Depois desse curso, estou me sentindo mais preparada para alertar os amigos sobre algumas vulnerabilidades do dia a dia, que nós jovens estamos expostos sem percebermos. Espero que aconteça logo a segunda parte, que vai tratar sobre drogas, abuso e exploração sexual”, comentou Ana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter