Programa Água para Todos contempla famílias de Brasileia

Oferecer a possibilidade de acesso à água potável, por meio da instalação de novos poços domiciliares, foi a ação desenvolvida pelo governo do Acre para 68 famílias da zona rural de Brasileia.

Os beneficiários foram cadastrados pelas equipes técnicas do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que também executam a perfuração dos poços, constroem as estruturas dos reservatórios e instalam as tubulações, bombas, dosadores de cloro e caixas d’água.

“Os melhores métodos de abastecimento foram implantados no Polo Wilson Pinheiro, localidade contemplada com esse trabalho, que beneficia as regiões com problemas de captação de água”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Gestores do Depasa acompanharam as etapas de perfurações de poços (Foto Cedida)

A ação é oriunda do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos) onde foram investidos cerca de R$ 424 mil, via convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“Cada local apresenta alguma peculiaridades referente ao solo ou posição geográfica. Neste sentido, em alguns pontos, utilizamos os poços tipo amazonas, em outros os tubulares, além de promover reformas em reservatórios”, informa o diretor de abastecimento do Depasa, David Bussons.

Fernando Soares, morador do polo Wilson Pinheiro, relata que a chegada desses benefícios está mudando a qualidade de vida da comunidade. “Ganhamos facilidades na nossa vida, tanto nos serviços de casa, quanto para a irrigação das plantações que comercializamos”, disse.

Ao todo, o programa Água para Todos já beneficiou 168 famílias nos municípios de Brasileia e Xapuri, especificamente nos polos agrícolas Recanto do Equador, Borracha e na comunidade da Sibéria.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter