Consultores do MEC apresentam programa Brasil Profissionalizado

 

Brasil Profissionalizado investirá recursos até 2011, na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional, em todo país

Brasil Profissionalizado investirá recursos até 2011, na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional, em todo país

 

Consultores do Ministério da Educação apresentaram nesta quarta-feira, 14, à secretária de Educação, Maria Corrêa, e ao diretor do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacir, Irailton Lima, o programa Brasil Profissionalizado, que visa estimular o ensino médio integrado à educação profissional, enfatizando a educação científica e humanística por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais. 

 

Na oportunidade, técnicos do Instituto Dom Moacir e da Secretaria de Educação apresentaram as propostas para a implementação da educação profissional e um diagnóstico do ensino médio no Estado, além do cronograma de atividades. A seleção das propostas a serem contempladas será realizada por um comitê técnico, a ser criado especificamente para os fins do programa Brasil Profissionalizado, e se baseará em metas e critérios de priorização. No Acre, as escolas que serão contempladas inicialmente pelo programa são as localizadas na zona rural.

De acordo com o consultor do MEC, Milton Menoncin, o Acre já está bem avançado nas propostas e possui escolas bem estruturadas. "Os trabalhos para a implementação do projeto aqui já estão bem adiantados", afirmou. Menoncin ressaltou ainda que o programa incentivará o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionará a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino médio, inclusive na modalidade de educação de jovens e adultos.

Sendo uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa promoverá investimentos em vários municípios acreanos, como reforma e adequação de escolas, compra de equipamentos de laboratórios profissionais, acervo bibliográfico e formação de professores.

O Brasil Profissionalizado investirá mais de R$ 900 milhões, até 2011, na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional em todo país. Esses recursos podem ser utilizados, ainda, na aquisição de mobiliário, equipamentos, laboratórios e na capacitação de professores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter