Programa de controle de agrotóxicos é implantado no Acre

Representantes de casas agropecuárias que comercializam agrotóxicos participam de palestra sobre implantação de programa no Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Representantes de casas agropecuárias que comercializam agrotóxicos participam de palestra sobre implantação de programa no Acre (Foto: Leônidas Badaró)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) começa a implantar um programa que vai melhorar a fiscalização da comercialização, uso e devolução das embalagens de agrotóxicos no Acre.

“Estamos falando de saúde pública. Esse programa vai facilitar o trabalho que fazemos em parceria com a iniciativa privada, já que vai armazenar todos os nossos dados e proporcionar que vários requerimentos sejam feitos de forma online”, explicou Oder Gurgel, do Departamento de Defesa Vegetal do Idaf.

O programa, que começa a ser implantado, vai cadastrar todos os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos no Acre.

Com isso, o Idaf vai poder fiscalizar com mais precisão quem está apto a esse tipo de comércio, já que a venda de agrotóxicos possui uma legislação específica, e só pode comercializar quem tem autorização do instituto.

Outra vantagem é o controle dos produtos que estão estocados nesses estabelecimentos comerciais.

Com a implantação, o Idaf vai conseguir fazer o acompanhamento da data de validade dos produtos e controlar o processo de devolução das embalagens, procedimento obrigatório por parte dos agricultores, já que as embalagens podem representar riscos à saúde humana,k quando utilizadas de forma inadequada.

Programa foi desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária

O programo que começa a ser implantado no Acre foi criado e desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) e disponibilizado sem nenhum custo.

Desde segunda-feira, 28, técnicos estão em Rio Branco conversando com representantes do Idaf e das casas agropecuárias, explicando quais adequações são necessárias para que o programa entre em funcionamento no Acre.

Um deles é Bruno Câmara, que explica a importância do controle de agrotóxicos. “Esse controle é importante porque, quanto mais conhececemos os agrotóxicos que estão sendo usados nas lavouras, mais conseguimos escolher produtos adequados e que possamos proteger o meio ambiente e a saúde humana.”

A vinda dos técnicos ao Acre conta com o apoio logístico do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter