Atenção primária

Programa de melhoria da Atenção Primária em Saúde é tema de oficina em Rio Branco

Secretário adjunto de Atenção à Saúde fala sobre importância de o SUS dialogar com a população (Foto: Álefe Souza)

Gestores municipais e coordenadores da atenção primária das regionais de saúde do Alto e Baixo Acre participaram nesta quarta-feira, 24, da Oficina do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Também participaram do encontro o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, gerentes de departamentos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) ligados ao programa e representantes do programa na Ufac, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS).

“Nosso objetivo é fazer com que o SUS esteja cada vez mais perto da população, já que essa é a razão de existir do Sistema Único de Saúde”, avalia Barros.

O encontro tem como objetivo apresentar aos novos gestores o programa que visa melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas unidades básicas de saúde do estado, garantindo um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

“O programa já homologou 221 equipes das estratégias Saúde na Família no estado, das quais 71 equipes de Atenção Básica, 130 equipes de Atenção Básica com Saúde Bucal e 20 equipes dos núcleos de apoio à saúde da família”, explicou a gerente da Atenção Primária em Saúde/Saúde da Família, Marília Carvalho.

A oficina é uma das atividades da programação referente à 3ª etapa do PMAQ. Durante esta semana, o Acre recebe a visita de representante do Ministério da Saúde (MS) para a atenção primária que vem apresentar o programa como principal estratégia indutora de mudanças nas condições e modos de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e conversar com representantes do Cosems e Associação dos municípios do Acre (Amac), além de visitar as UBS.

“A intenção do programa é ampliar a qualidade e o acesso dos usuários aos serviços de saúde e fazendo com que o cuidado na atenção básica seja resolutivo, já que boa parte dos problemas de saúde da população podem ser resolvidos na atenção básica. Por isso, estamos empenhados para que todos os municípios se envolvam para que as ações sejam desenvolvidas com cada vez mais qualidade”, afirmou o representante do MS, Celmário Castro.

Gestores do estado e municípios participam da oficina sobre atenção primária de saúde (foto: Álefe Souza)

A oficina também será oferecida para a regional de saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, na sexta-feira, 26, em Cruzeiro do Sul.