Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade realiza oficina

Ministério da Saúde propôs oficinas de apoio aos estados (Foto: Cássia Lima)
Ministério da Saúde propôs oficinas de apoio aos estados (Foto: Cássia Lima)

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), em seu 3° ciclo realizou nesta quinta-feira, 27, uma oficina para formação do grupo de trabalho intersetorial.

O evento, realizado no auditório do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), foi mediado pela representante do Ministério da Saúde, Kátia Galvão.

Visando a qualificação e o eixo estratégico transversal do desenvolvimento, o Ministério da Saúde propôs oficinas de apoio aos estados para a formação do grupo de trabalho estadual.

De acordo com a gerente da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, Marília Carvalho, é de suma importância o apoio do Ministério da Saúde durante o desenvolvimento do 3º ciclo do programa.

“Noventa e nove por cento da Atenção Primária do estado está participando do programa. Isso fortalece os processos de autoavaliação, monitoramento e avaliação, com apoio institucional e educação permanente nas três esferas de governo. Junto a isso, cria uma cultura de avaliação contínua dos processos de trabalho”, destaca Marília Carvalho.

Em continuidade às ações do seu 3º ciclo, o PMAQ realizou em setembro deste ano a publicação das equipes homologadas para participação do terceiro ciclo do programa.

O grupo de trabalho formado durante a oficina é composto por representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Universidade Federal do Acre (Ufac) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Programa

O Acre foi o primeiro estado do país a garantir adesão de 100% dos seus municípios e contratualiza 221 equipes entre: Estratégias de Saúde da Família (ESF)/Saúde Bucal (SB), Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Lançado em 2011, o programa tem o objetivo de incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Saúde da Família (ESF).

Sua execução é desenvolvida por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.