Programa de prevenção ao álcool e outras drogas realiza encontro inaugural de formadores

Formação de formadores dos três programas teve início nesta sexta-feira (Foto: Júnior Aguiar)

A luta contra o uso de álcool e outras drogas vem ganhando reforço no Acre desde 2014, com a implantação dos programas de prevenção que são do Ministério da Saúde (Famílias Fortes, Elos e #Tamojunto) e articulados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O Acre é o único estado da Região Norte que desenvolve esses projetos.

Dando continuidade às articulações intersetoriais entre Educação, Saúde e Assistência Social, coordenadores pedagógicos, técnicos em educação e da Sesacre, realizaram na manhã desta sexta-feira, 9, um encontro inaugural da Formação de Formadores de prevenção ao álcool, tabaco e outras drogas em escolas e comunidades.

A psicóloga e gerente da Divisão da Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia Pinto, fala sobre a iniciativa. “Os programas trazem essa intersetorialidade, o diálogo entre a educação, saúde e assistência social com bases no território, cotidiano das pessoas e no fortalecimento de vínculos. Hoje, o estado abraça esses programas, e ao invés de trazer um formador de outro estado para trazer essa capacitação, nós vamos agora formar essas pessoas”, destaca.

Aurélia informa que a formação prosseguirá do dia 19 a 28 deste mês por uma equipe de consultores do Ministério da Saúde. Após essa capacitação, a equipe local formada realizará um treinamento com professores, coordenadores pedagógicos, técnicos da área de saúde e assistência social que implementarão os programas em escolas e comunidades de Rio Branco.

Gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre afirma que formação vai até o dia 28 deste mês (Foto: Júnior Aguiar)

Sobre os programas:

#Tamojunto possui uma metodologia que enfatiza o caráter interativo, estimula trocas constantes de experiências entre os educandos por meio de atividades lúdicas que integram elementos do estilo de vida dos adolescentes e suas crenças, fortalecendo o vínculo positivo entre eles. São executadas em escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul com estudantes do 8º ano do ensino fundamental que estão na faixa etária de 13 anos. Desde 2014 já alcançou 7 escolas, beneficiando 1 mil estudantes e 25 professores.

Jogo Elos é um programa voltado para crianças entre seis e dez anos matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com aulas/jogos, oficinas com os pais e alunos ao longo do semestre, mediadas pelos profissionais da saúde e da educação. O programa é ofertado, desde o ano passado, em 4 escolas, atingindo 500 alunos e 16 professores.

Famílias Fortes começou este ano com 42 famílias em 6 bairros de Rio Branco e é uma proposta de intervenção junto a famílias que atua na construção e fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção. É destinado as famílias com filhos adolescentes (10 – 14 anos).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter