Programa Identidade Jovem é lançado no Acre

Mais de 115 mil jovens serão beneficiados pelos programa (Foto: Val Fernandes/Secom)

O Acre é o oitavo estado brasileiro a receber o programa Identidade Jovem, que foi lançado na manhã desta sexta-feira, 5, no Teatro Plácido de Castro. O evento contou com a presença da governadora em exercício, Nazareth Araújo, e do secretário nacional da Juventude, Assis Costa Filho.

Ao todo, 115 mil jovens devem ser beneficiados pelo programa. O documento, que é emitido pelo governo federal, é voltado para pessoas de idade entre 15 e 29 anos, com renda familiar até dois salários mínimos.

Além disso, o contemplado precisa ter o número de identificação social (NIS). Caso não tenha, basta se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e solicitar um cadastro.

O programa, criado e instituído pela ex-presidente Dilma Rousseff, garantirá acesso com meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento, além de garantir duas vagas gratuitas e outras duas com desconto de no mínimo 50% em veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

O programa beneficiará jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos(Foto: Val Fernandes/Secom)

“Esse programa surge a partir do Estatuto da Juventude, aprovado em 2013, e que representa uma luta histórica da juventude brasileira. Precisamos tratar os jovens como sujeitos de direitos, e é nessa perspectiva de contribuir com esse segmento que o governo federal, em parceria com os estaduais, a exemplo aqui do Acre, está buscando implementar uma política pública capaz de ajudar na distribuição da justiça social no país”, ressalta o secretário Assis Filho.

A governadora em exercício aponta que o programa deve propor aos jovens melhoria de qualidade de vida, de esporte, cultura e lazer. “O Acre está dentro dessa visão inclusiva para que possamos dar acesso a essas pessoas de baixa renda”.

Governadora falou da importância da mobilização dos jovens em busca de seus direitos (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com o assessor especial da Juventude, Weverton Matias, a partir de agora, será feita uma articulação para que todos os jovens do estado emitam o documento. “Estamos construindo um conjunto de estratégias envolvendo as mais diversas instituições do governo para que o programa chegue em todos que possuem esse direito. Tudo isso só é possível graças a sensibilidade do governador Tião Viana, que tem um olhar voltado para a juventude”, diz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter