Programa Ouvidoria RDA debate sobre diversidade social

Com o alcance às regiões mais longínquas do Acre, especificamente pelas ondas sonoras da frequência 1400 AM, a Difusora Acreana – também conhecida como a “Voz das Selvas”, apresenta cotidianamente para os seus ouvintes uma programação repleta de informação, entretenimento e cultura.

Os 73 anos de sua fundação, demostram que emissora tem muita história para contar e muitas outras para serem construídas, experimentadas e aprimoradas, sempre com preocupação e estar cada vez mesmo perto do cidadão, independente da sua condição social e onde quer que esteja.

Seguindo este viés, o programa Ouvidoria RDA, apresentado pelo jornalista M. Jota retrata semanalmente temáticas relevantes à comunidade, como exemplo a edição deste sábado, 11, que tratou sobre diversidade social, seus  avanços e desafios nos dias atuais.

O diálogo contou com a participação da coordenadora do Conselho Regional de Psicologia, Macleine Melo e da socióloga Jaycelene Brasil, além da colaboração inicial da governadora em exercício Nazareth Araújo, que encaminhou uma mensagem aos participantes e ouvintes.

“O nosso país, que tem uma extensão territorial imensa e de um povo formado por diversos grupos étnicos, no entanto, enfrenta esse desafio de como abordar as diferenças afim de nos tornamos mais igualitários. O estado do Acre vem adotando políticas públicas e o espaço do Ouvidoria RDA vem a contribuir na melhoria dessas ações e nos faz pensar neste tempo que nos desafia”, disse em sua mensagem Nazareth Araújo.

A socióloga Jaycelene Brasil e a Psicologia Macleine Melo participaram da edição do Ouvidoria RDA (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Neste sentido, foram debatidos diversos assuntos como racismo, preconceito, descriminação, mulheres, juventude, homofobia, movimentos sociais, mercado de trabalho, as novas leis trabalhistas, educação, saúde e demais serviços disponíveis à comunidade.

“Nós vivenciamos um período de crises e mudanças que geram vulnerabilidade nas pessoas, em muitos casos, até adoecem, por isso destaquei os atendimentos oferecidos na rede de saúde pública, como os centros de atenção psicossocial, as URAPS e o núcleo de prevenção ao suicídio do Huerb”, afirmou Macleine Melo.

Os investimentos em estruturas públicas, como a criação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepmulheres) e programas sociais como o Mulher Cidadã, que leva atendimento médico e social as comunidades rurais foram pontuados como ações positivas executadas pelo Estado.

“Assegurar os direitos humanos são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e nos últimos anos a gestão estadual tem adotado políticas sociais para cuidar dessas áreas, porém devemos continuar aprofundando os debates que busquem melhorias para a população”, comenta Jaycelene Brasil.

O Programa

Com uma hora de duração – das 10 às 11 horas, o programa Ouvidoria RDA vai ao ar a partir do segundo sábado de cada mês, sendo uma iniciativa da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) que conta com colaboração e promoção do gabinete de vice-governadoria.

“O espaço do programa vem como um complemento das informações que foram transmitidas na nossa rede de comunicação e necessitam de ser discutidas com mais proximidade e de modo qualifico. Por isso recebemos especialistas e gestores de cada tema, como fizemos nos dois primeiros programas que trataram de educação e segurança”, explica M. Jota, que além da apresentação do programa coordena o jornalismo da rádio Difusora Acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter