Agenda ambiental

Programação do mês do meio ambiente se inicia nesta quinta

Tradicional Forró Ambiental será promovido no Senadinho (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O Acre celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente – 5 de junho – com 87% de floresta nativa e uma política de desenvolvimento sustentável consolidada. Neste ano, o governo do Estado, por meio do Sistema de Meio Ambiente, vai promover, durante todo o mês de junho, atividades alusivas à data.

A programação se inicia nesta quinta-feira, 1, com o terceiro Seminário de Práticas Ambientais Sustentáveis na Administração Pública, que reúne as diversas instituições comprometidas implementar o decreto da Agenda de Práticas Sustentáveis na Administração Pública (A3P), instituído pelo governador Tião Viana.

O tradicional Forró Ambiental será promovido no Senadinho, centro de Rio Branco, na sexta-feira, 2. O evento reúne os amantes da dança e da boa música em uma atividade lúdica, de distribuição de mudas e educação ambiental.

Na segunda-feira, 5, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, dois importantes decretos serão assinados por Tião Viana: o documento de implementação da Comissão Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico, responsável pela revisão ZEE, e o decreto de criação provisória de uma nova Unidade de Conservação, localizada entre Manoel Urbano e Feijó.

No mesmo dia, em parceria com a prefeitura, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai realizar uma caminhada de cunho educativo ambiental em Epitaciolândia. O enfrentamento ao desmatamento ilegal e às queimadas é potencializado pelo Estado, durante todo o período de seca.

Na terça-feira, 6, os institutos de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Mudanças Climáticas (IMC), Sema, Corpo de Bombeiros e demais parceiros dão início a Operação Floresta Viva.

“Neste mês, daremos destaque para os avanços do Acre na consolidação do desenvolvimento sustentável, conquistado por meio de políticas públicas que potencializam a conservação e o uso racional dos nossos recursos naturais; ocupação sustentável das nossas áreas abertas, com atividades produtivas exitosas, bem como incentivado o consumo inteligente nas cidades”, explica o secretário da Sema, Edegard de Deus.