Programação marca Dia da Saúde Mental no Acre

Dia da Saúde Mental foi celebrado pelo CAPS Náuas com um passeio pelo Igarapé Preto (Foto: Cedida)

“Por mais dignidade na saúde mental”. Com este tema, é celebrado nesta terça-feira, 10, o Dia Mundial da Saúde Mental.

A data foi estabelecida pela Federação Mundial de Saúde Mental e tem como objetivo lembrar a população que a saúde mental tem relação com toda a sociedade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o bem-estar físico, social e, principalmente, emocional.

O tema saúde mental tem merecido a atenção do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

No Estado, o trabalho é realizado em parceria com diversas instituições que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial.

A primeira porta de entrada de atendimento são as cinco Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) administradas pelo município de Rio Branco.

Nos casos de situação de risco, onde há possibilidade iminente de perigo contra a própria vida ou a integridade de outras pessoas, os pacientes são levados para os leitos de saúde mental do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb).

“Respeitar esse fluxo é muito importante para que possamos fornecer um atendimento mais eficaz. Situação do cotidiano, que é quando a pessoa apenas não está se sentindo bem ou não dorme há alguns dias, por exemplo, o atendimento deve ser na atenção primaria”, afirma Márcia Aurélia Pinto, gerente da divisão de saúde mental da Sesacre.

Já o tratamento contínuo ou até que o paciente não precise mais de acompanhamento é oferecido pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS). No Acre, são três – um em Rio Branco, outro em Cruzeiro do Sul e um último em Capixaba.

Em todas as unidades, o Dia da Saúde Mental foi lembrado com uma programação com atividades envolvendo os usuários dos serviços com palestras, café da manhã e até passeio no Igarapé Preto, ponto turístico em Cruzeiro do Sul.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter