Projeto Abril Indígena firma parceria com a SEE

O projeto Abril Indígena, coordenado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), agora conta com a parceria da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade, da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), para desenvolver suas atividades.

Abril Indígena é um projeto do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física (licenciatura), que tem como objetivo divulgar a cultura e os modos de vida dos povos indígenas do Acre para alunos das redes pública e privada de Rio Branco. A ideia é superar o preconceito e a discriminação historicamente construídos na sociedade brasileira.

Neste ano chegou à sexta edição. Para Isis Melo, coordenadora de Direitos Humanos da SEE, a ação é uma forma de discutir e pôr em prática o que preconiza a lei nº 11.525/2008, que determina a inclusão no currículo escolar da história e cultura indígena.

Abril Indígena tem por meta valorizar e apresentar a cultura indígena para alunos acreanos (Foto: Cedida)
Abril Indígena tem por meta valorizar e apresentar a cultura indígena para alunos acreanos (Foto: Cedida)

“Nós reproduzimos muitas coisas sem saber que elas têm origem na cultura indígena. A parceria vai contribuir para trabalhar essa metodologia de forma mais prática e divertida com nossos alunos”, destaca Isis.

As atividades são realizadas por bolsistas nas escolas no mês de abril, em alusão ao Dia do Índio. Entre elas estão a projeção de filmes, narrativa de mitos, palestras, realização de jogos, brincadeiras e oficinas de confecção de brinquedos de origem indígena.

Socorro Craveiro, coordenadora do projeto na Ufac, explica que ele atende duas demandas. “Nossa intenção é divulgar a cultura indígena para os estudantes, cumprindo nosso papel de formadores da sociedade em geral e dos discentes do curso de Educação Física”, frisa.

Alem da SEE, o programa tem parcerias com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), Colégio de Aplicação (CAP), Serviço Social do Comércio (Sesc) e grupo PET – Conexões de Saberes: Indígena.