Projeto acreano de educação no trânsito é selecionado o melhor do país

O Instituto Santa Juliana, de Sena Madureira, venceu o prêmio nacional na categoria Fundamental I de melhores iniciativas em educação viária da Fundación Mapfre, instituição espanhola sem fins lucrativos que atua em 29 países da Europa e da América Latina, promovendo e financiando atividades de interesse geral da população.

Com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), diversas escolas acreanas desenvolveram ao longo do ano projetos de educação para o trânsito, com o apoio da Mapfre. Três foram selecionadas para participar de encontro e premiação na última sexta-feira, 23, em São Paulo.

Instituto Santa Juliana, de Sena Madureira, vence pelo segundo ano consecutivo (Foto: Cedida)

Da cidade de Rio Branco, o projeto que se destacou foi o da escola de educação infantil Willy Viana das Neves. De Brasileia, a escola Getúlio Vargas se destacou e, por fim, a grande vencedora, de Sena Madureira, o Instituto Santa Juliana, que ganhou o prêmio pelo segundo ano consecutivo.

“É uma honra participar desse projeto e ajudar a conscientizar a comunidade sobre a importância de respeitar as regras de trânsito para evitar acidentes e mortes”, destaca a coordenadora pedagógica do Instituto Santa Juliana, Sonja Priscilla Freitas.

Valorizando a vida

A escola vencedora desenvolveu o projeto “Trânsito: Conscientizando e abrindo caminhos pela vida”. A iniciativa trabalhou a educação viária em diversas disciplinas com a realização de palestras, caminhadas, minimaratona, apresentação de paródias, poesias e teatros, entre outras atividades, que além de ensinar também divertiram os alunos.

“É um jeito prazeroso de aprender. Um dos destaques deste ano foi o trabalho do tema na disciplina de ciências. O professor ensinou sobre movimento, aceleração e impacto, bem como sobre a importância do cinto de segurança, capacete e outros equipamentos de proteção”, enfatizou a coordenadora.

Foram contemplados com o projeto 345 alunos (Cedida)

O projeto foi desenvolvido diretamente com 345 alunos, porém, mais de 700 pessoas tiveram acesso às atividades de orientação sobre educação viária.

“Em 2017 recebemos, além do diploma de vencedor, um kit multimídia e uma tela de projeção. Este ano a premiação ainda não chegou, mas temos certeza de que vai seguir colaborando para que possamos trabalhar ainda mais por um trânsito mais seguro”, comemora Sonja.

Mapfre e Detran/AC

Ao longo do ano, a Fundação Mapfre capacita educadores de todo o país sobre a importância de disseminar a educação viária nas escolas por meio do projeto Educação Viária é Vital. Ao final de cada ano, seleciona os melhores projetos do país e leva seus representantes para um momento de imersão e compartilhamento de saberes.

No Acre, o Detran colabora com a formação oferecida aos educadores e auxilia ao longo do desenvolvimento do projeto. Só em 2018 foram 220 professores acreanos capacitados para desenvolverem atividades educativas voltadas para o trânsito nas escolas.

“Há seis anos o Detran/AC faz parte dessa parceria e sabemos que a redução significativa de acidentes e mortes no trânsito do nosso estado está em parte relacionada aos trabalhos educativos desenvolvidos pelo Detran e parceiros, por isso nos orgulhamos dessa premiação nacional, assim como reafirmamos a missão de trabalhar todos os dias por um trânsito mais seguro” destaca a  coordenadora de educação do Detran, Geny Polanco.

Detran apoia as instituição de ensino no desenvolvimento de projetos educativos (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter