Projeto Comunidades Resilientes é lançado na capital

O projeto será realizado em escolas de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Rio Branco e Xapuri (Foto: Val Fernandes/Secom)
Projeto será realizado em escolas de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Rio Branco e Xapuri (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou nesta sexta-feira, 27, na sede do Parque Zoobotânico, em Rio Branco, da abertura da oficina sobre o projeto Comunidades Resilientes, que está mobilizando representantes dos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Xapuri e da capital.

O projeto é uma ação conjunta do governo do Estado com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e envolve a participação de escolas, representantes comunitários e pequenos empresários da piscicultura.

O objetivo é que eles tenham a orientação devida, os alertas necessários e a articulação na comunidade para melhor lidar com os extremos climáticos, especialmente com a inundação, que tem levado a perdas significativas e com maior frequência.

Vera Reis, do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), falou sobre os próximos passos após a realização da oficina.

“Em parceria com o Cemadem e a Agência Nacional de Água vamos fornecer pluviômetros que vão servir de orientação para esse trabalho em áreas estratégicas. Vamos colocar seções de réguas para fazer leitura do nível do rio, estabelecer os níveis de alerta e oferecer as capacitações necessárias”, disse.

Raimundo Afonso, presidente da Associação de Produtores Rurais do Catuaba, onde moram mais de 70 famílias, foi um dos participantes da oficina.

“Com esses aparelhos, vamos saber quanto de chuva vai cair e vamos nos prevenir. Quem tem peixe ou plantio vai perder menos”, destacou.

A coordenadora de educação do Cemaden, Rachel Trajber, ressaltou a importância da educação ambiental para o projeto.

“A partir da educação ambiental, a gente está começando a construir essa nova educação para resiliência, com a participação efetiva da comunidade”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, participou da abertura da oficina realizada pela primeira vez no estado.

“Esse momento é muito importante para o nosso governo e as ações de meio ambiente. Os eventos extremos estão se intensificando, e precisamos estar preparados para os desafios”, falou.

A vice-governadora Nazareth Araújo falou sobre como o projeto agrega forças e muda a vida as comunidades. “Nós estamos preparando as comunidades, envolvendo as escolas e associações, para que se tornem resilientes, e isso vai garantir uma vida melhor para as nossas comunidades”, finalizou.

Escolas participantes do Comunidades Resilientes:

1- Íris Célia Cabanellas Zanini, em Assis Brasil

2 – Kairala José Kairala, em Brasileia

3 – Belo Porvir, em Epitaciolândia

4 – Argetina Pereira, em Capixaba

5 – Augusto Monteiro, em Rio Branco

6 – José Ribalta Batista, em Rio Branco