12122428_888471807888631_4579889791957563814_n
Comando da PMAC vai poder selecionar cem policiais aposentados (Foto: Arquivo/Secom)

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou na manhã desta quarta-feira, 7, projeto de lei que permite a convocação de cem policiais militares da reserva para a realização de atividades administrativas e operacionais no âmbito estadual. A medida é de autoria do Executivo e foi votada em caráter de urgência pelos parlamentares.

A convocação dos militares será realizada em caráter voluntário, por ato do governador do Estado, permanecendo o policial da reserva na condição de inativo, porém, recebendo um adicional. O ato movimentou a tropa, e desde o início da manhã voluntários compareciam aos guardas das unidades operacionais, com o objetivo de colaborar com a Segurança Pública neste momento.

“Trata-se de uma lei que já existe em estados como Pernambuco e Ceará. Representa um ganho de efetivo emergencial, pois temos uma quantidade de policiais que se aposentam, mas ainda desejam continuar em algum tipo de atividade. Ao mesmo tempo em que não gera muito custo para o Estado, a medida nos proporciona um aumento de efetivo”, destacou o coronel Júlio César, comandante-geral da PMAC.

Os policiais reengajados atuarão em atividades de guarda e serviços referentes às atividades de atuação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Polícia Militar do Acre (PMAC), visando oferecer maior sensação de segurança à comunidade acreana.