Incentivando

Projeto Jovem Senador tem inscrições até o dia 18 de Agosto

O Projeto Jovem Senador, realizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação, tem prazo de inscrição até o próximo dia 18 de agosto. Em 2017, acontece a 7ª edição do Projeto e a 10ª edição do concurso de redação, pela qual se viabiliza a inscrição do estudante.

Para participar do Projeto, o estudante deve estar matriculado em uma escola pública de ensino médio (regular, técnica, integral ou EJA), ter no máximo 19 anos e ter disponibilidade para participar da etapa nacional, que acontece entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro de 2017.

Para realizar a inscrição, cada escola participante seleciona uma redação para representa-la e encaminhada à Secretaria de Educação e Esporte (SEE). Processo de seleção acontece em três etapas, com 27 vencedores (um por Estado). Uma comissão do Senado é responsável pela avaliação das redações finalistas.

Os alunos autores de redações classificadas em primeiro lugar (uma por Estado) são selecionados para a etapa nacional e tomam posse como jovens senadores, durante uma semana, representando o seu Estado da federação. O professor-orientador da redação e a escola também são considerados vencedores.

Inscrições para o Jovem Senador são feitas por meio de redação dos estudantes (Reprodução Senado Federal)

Entre os objetivos do Projeto Jovem Senador está a contribuição para o processo de formação da cidadania ao incentivar o reconhecimento e o respeito às diferenças, provocar a reflexão sobre os valores morais e éticos que orientam o que é um prática de intolerância e estimular o debate sobre a legislação vigente e as políticas públicas que visam garantir os direitos dos grupos minoritários.