Projeto Oportunidades qualifica mais de mil e quinhentos jovens para o mercado de trabalho

O projeto Oportunidades é realizado pela comunidade (Foto: cedida)

Na manhã do último sábado, 11, o Projeto Oportunidades, situado no bairro Cidade Nova, fez mais uma certificação, qualificando 98 jovens para o mercado de trabalho. A ação teve as parcerias da Organização Nacional de Valorização da Vida e Educação (Onvves), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos ofertados foram: Aperfeiçoamento em Rotinas Administrativas, Aperfeiçoamento em Técnicas de Atendimento e Curso de Recursos Humanos.

O projeto, criado pela comunidade, tem como foco gerar oportunidades e uma nova visão de mundo para crianças, jovens e adultos, além de contribuir para o desenvolvimento da comunidade. O governo do Estado apoia a iniciativa por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

O diretor-presidente Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) Rafael Almeida representou o estado na solenidade. Ele enfatiza que o Oportunidades visa valorizar o potencial humano, e que em sua curta trajetória já formou mais de mil e quinhentos jovens, tornando-se a instituição do Acre que mais qualifica pessoas para o mercado de trabalho.

O norteamento inicial do projeto era tirar pessoas da ociosidade e da criminalidade, ajudando as famílias na formação desses indivíduos. No entanto, o Oportunidades ganhou dimensões maiores e com a voluntariedade de profissionais de diversas áreas, o projeto se tornou referência na formação de pessoas para o mercado de trabalho.

“Muitas pessoas saíram do crime e da extrema pobreza depois que fizeram cursos aqui nesse projeto. É gratificante para nós vermos essas pessoas atuando nos supermercados, em restaurantes, em secretarias de Estado ou se tornando empreendedores”, conta Rafael Almeida, que também é um dos idealizadores da iniciativa.

Um dos jovens que recebeu o certificado de assistente de Recursos Humanos é Gleisson Souza, 30 anos, que entusiasmado conta que está preparado para atuar nas secretarias das empresas. “Realizei um sonho de fazer esse curso e não gastei nada. Aqui o custo é zero, por isso que o nome é Oportunidades”, conta Gleisson.

O professor Tião Ferreira, que também coordena o Oportunidades, explica que no início apenas as pessoas do bairro Cidade Nova participavam do projeto, e que atualmente jovens de todos os bairros de Rio Branco são contemplados. “São pessoas que vem à pé, de bicicleta ou de ônibus, mas que chegam até nós em busca de conhecimento, e atendemos todas elas, de maneira imparcial, à custo zero”, conta Tião.

O professor Tião anuncia que as pessoas interessadas em fazer um dos cursos ofertados pelo Projeto devem se dirigir até a Rua Guajará, nº 386, bairro Cidade Nova, na sede do antigo projeto Beija-Flor.

Ainda no sábado, Rafael Almeida anunciou a parceria do Projeto Oportunidades com o Instituto Federal do Acre (Ifac), que irá ofertar mais de 400 vagas de cursos profissionalizantes com bolsas que irão variar de R$ 400,00 a R$ 800,00.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter