Projeto PC na Escola certifica novos estudantes da rede pública

Com a presença de familiares e convidados, mais 21 estudantes da rede pública de ensino foram diplomados pela participação no Projeto PC na Escola. A solenidade de formatura foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Polícia Civil.

Alunos da Escola Edilson Façanha, região do Calafate, receberam certificados de participação no PC na Escola (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O PC na Escola é uma iniciativa de cunho social da Polícia Civil, executado pelo Grupo de Treinamento Policial (GTP). Com a parceria de instituições governamentais, como a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o projeto realizou na última semana sua segunda edição com estudantes dos 6° e 7° anos da Escola Estadual Edilson Façanha, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco.

Felipe de Souza Cândido, 11 anos, é um dos concludentes do curso e revelou seu encantamento pela instituição depois de ter conhecido parte da estrutura e rotina policial nas áreas investigativa e científica. “Gostei bastante das aulas práticas, foi um curso que me surpreendeu porque fomos tratados como verdadeiros policiais. Um dia até pretendo seguir essa carreira”, conta.

O coração da mãe Joelma de Souza não podia estar de outra forma: orgulhoso. “Hoje foi um dia muito feliz e gratificante, meu coração está só alegria por meu filho ter participado desse projeto maravilhoso. Ele é uma criança comportada, mas melhorou muito mais depois dessas aulas e só tenho a agradecer”, relatou.

Teve mais mãe feliz na solenidade. Sempre presente na vida escolar do filho Josué Lima, 11 anos, Maria Zuleine Lima compareceu à atividade do primeiro dia do curso e hoje fez questão de ir lhe entregar o canudo: “Não tem como não se orgulhar com isso. Foi uma oportunidade única que todos eles tiveram e espero que esses ensinamentos sejam levados pra sempre na vida deles”.

Formando cidadãos conscientes

O PC na Escola tem como missão principal aproximar a segurança pública das escolas e estabelecer maior vínculo com as famílias. Além de conhecer como funciona o trabalho das polícias investigativa e científica, as crianças participam ainda de atividades lúdicas no contraturno escolar, além de palestras que buscam envolver os alunos em ações preventivas e despertar valores cívicos e de cidadania.

PC na Escola busca tratar de valores éticos, morais e ajuda a subsidiar a formação de caráter (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Esse é um projeto que visualiza, sobretudo, aquelas crianças que se encontram em condições de vulnerabilidade social. Então, um dos objetivos é atender primeiramente escolas de bairros mais periféricos. É um compromisso social adotado pela instituição, que agora vai além da sua função básica de investigar para trabalhar, também, na prevenção”, frisa o agente de polícia e coordenador do projeto Marcos Pina.

De acordo com o secretário de Polícia Civil em exercício Josemar Portes, tratar de valores éticos e morais ajuda a subsidiar a formação de caráter e esse é o maior desafio do projeto: “Queremos construir cidadãos que valorizem a pátria e, sobretudo, plantar em cada coração dessas crianças uma semente de paz, principalmente nesse momento de tanta desilusão em várias esferas da nossa sociedade”.

Durante o evento, a Secretaria de Segurança Pública foi representada pelo corregedor-geral de Polícia Civil Alex Cavalcante. “É preciso que a sociedade tenha consciência do papel de cada órgão de segurança pública, e este é um projeto que vem beneficiar aqueles que são a nossa esperança de um futuro com mais cidadania”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter