Projeto Profissões da Segurança leva crianças para conhecerem o quartel do Bope

Com o objetivo de promover valores cívicos e militares a crianças de escolas públicas de Rio Branco, a Polícia Militar do Acre, por meio da Coordenadoria de Policiamento Comunitário (Cpcom), realizou mais uma ação social, desta vez com os alunos do 6° ano do colégio Diogo Feijó. A ação, realizada nesta sexta-feira, 23, apresentou os militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) – e as atividades que são desenvolvidas por eles – às crianças.

“A missão principal do Profissões da Segurança é apresentar às crianças que estudam em escolas situadas em regiões vulneráveis a violência um pouco do trabalho desenvolvido pelas instituições que compõem a Segurança Pública e, por meio disso, despertar o desejo de também fazer parte dessa família. A ideia inicial do projeto é levá-lo a todas as escolas públicas de Rio Branco e, consequentemente, chegar até as escolas do interior”, frisou o coordenador da Cpcom, tenente-coronel Douglas Thomaz.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)

No quartel do Bope, os 36 alunos da escola Diogo Feijó receberam uma palestra motivacional do comandante da unidade, major Assis dos Santos, que incentivou as crianças a estudarem e seguirem com seus sonhos, citando a sua vida como prova de que tudo é possível. Na ocasião, o militar ainda apresentou  um pouco das ações desenvolvidas pela corporação especializada.

“Um dia desses, no ano de 1981, estava eu vendendo salgados e sucos em Senador Guiomard. Meu objetivo era só vender um pouco mais de 20 salgados e sucos, de um mês para o outro. Nunca me esqueci do que minha primeira professora dizia: ‘Vocês serão o futuro do Brasil, acreditem!’. Eu acreditei, corri atrás, e hoje sou comandante deste honroso batalhão, e já fui condecorado por governadores Brasil afora”, disse o major aos alunos.

Para o coordenador de ensino do colégio Diogo Feijó, Francisco Lira, o projeto da PM está “plantando sementes” para colher lá na frente excelentes cidadãos.

“Tenho certeza de que muito do que é passado aqui, pelos militares, será absorvido pelos alunos. Nos meus 20 anos de magistério, nunca vi um efeito tão positivo nos alunos do que a presença e a participação da PM nas escolas, incutindo valores e princípios e colaborando na formação cidadã de cada um”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter