reconhecimento

Projeto “Se Liga Aí” passa por processo de avaliação

Para acompanhar um dos projetos de maior sucesso desenvolvidos no estado do Acre na área da saúde do adolescente, representantes do Ministério da Saúde (MS), e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), participaram de uma ação realizada no município de Brasileia, para avaliar o projeto Se Liga Aí, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde do Adolescente, em parceria com o gabinete da vice-governadora.

Jovens multiplicadores conscientizam outros jovens sobre prevenção e uso do álcool e drogas (foto: Junior Aguiar)

O MS criou o projeto chamado práticas exitosas para incentivar ações nos estados que tenham ênfase na área de saúde do adolescente. Em 2015, o projeto desenvolvido no Acre ficou entre as dez melhores práticas piloto do Brasil, e apresenta como resultado uma redução de 15% no índice de gravidez na adolescência nos últimos dois anos.

O coordenador do “Se Liga Aí”, Antônio Neto, explica que Brasileia foi um dos locais escolhidos por ser uma região de fronteira, cuja característica contribui para crimes de exploração sexual.

“Essa visita do MS e OPAS é um momento para que eles vejam como de fato o projeto é pensado, articulado e realizado dentro dos municípios”, destaca o Antônio Neto.

De acordo com o diretor da escola rural Valéria Sabala, José Henrique, a palestra é de suma importância para os jovens e adolescentes do município. O projeto vai contribuir para a troca de informação sobre saúde, como os riscos e métodos de prevenção de doenças.

“Essa metodologia de ensino, que é o conhecimento repassado entre os próprios jovens facilita muito a comunicação e também dá a eles uma maior liberdade para dialogarem sobre o que sentem e pensam”.

A estudante Ketlen Spilman foi uma das escolhidas para ser multiplicadora no município. Para ela a implantação do projeto vai possibilitar um maior alcance entre os jovens.

Coordenador fala do programa à jovens de escola rural em Brasileia (foto: Junior Aguiar)

“Essa interação de todos nós jovens é muito boa, principalmente porque muitos se sentem constrangidos em falar sobre certos assuntos com a família. De jovem para jovem eles podem escutar mais, ouvir conselhos e interagir sem sentir vergonha de falar sobre isso”, enfatiza a estudante.

Por ser um processo de avaliação, a representante do Ministério da saúde, preferiu não se pronunciar sobre o acompanhamento do projeto que será concluído ainda neste mês de maio, período que serão divulgadas as melhores práticas que promovem a saúde do adolescente no Brasil. O “Se Liga Ai” é um forte candidato.