Projeto Som da Liberdade chega à zona rural do Bujari

20161018_110501
As aulas serão ministradas por professores voluntários (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

O projeto foi idealizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e pelo Gabinete da Vice-Governadora e prevê uma iniciação musical associada a rodas de conversa sobre temas relacionados à prevenção de todos os tipos violência.

Um piloto é executado em Rio Branco e atende duas turmas: uma no Centro Socioeducativo Santa Juliana e outra turma no Centro de Juventude (CEJA) do bairro Esperança.

Nesta terça-feira, 18, os contemplados foram alunos da Escola Municipal José Cezário Farias, da zona rural de Bujari.

20161018_110924
Jovens da comunidade Espinhara terão aulas gratuitas de violão (Foto: Ludmilla Santos/Secom)

O grupo de 22 participantes receberá aulas de violão duas vezes por semana durante seis meses. Uma conquista importante, segundo a coordenadora do MMC de Bujari, Maria de Queiroz.

“Nós lutamos muito para que essa oportunidade chegasse à nossa comunidade. Nossos jovens não têm como se deslocar pra cidade em busca de alguma formação, então, trazer o Som da Liberdade para a zona rural é poder impulsionar muitos sonhos e ajudar a transformar o futuro dessas crianças”, disse Maria.  

O projeto piloto é financiado pelo BASA que disponibiliza as camisetas e os instrumentos musicais para os alunos, os tutores ministram as aulas de forma voluntária, como explica Susie Lamas, coordenadora do Projeto.

“É um sonho construído por várias mãos, contamos com vários parceiros como o ISE, A Polícia Militar, a Fundação Elias Mansour, o PROCON, a Assessoria Especial da Juventude, as igrejas e outros, tudo em prol de um futuro melhor para nossa juventude. Procuramos desde o início trabalhar com a intersetorialidade, onde cada instituição envolvida faz um pouco e no final temos a satisfação de ver o brilho de esperança nos olhos dos alunos”.

Sara da Silva, estudante, moradora da comunidade Espinhara, revela que estudar música é um sonho que ela sempre teve. “Gosto muito de cantar e quando via as pessoas cantando e tocando sonhava em um dia poder estudar música também. Hoje chegou a minha vez e eu vou aproveitar a oportunidade”, contou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter