Carne de qualidade

Proteína animal acreana garante renda ao produtor rural e movimenta indústrias

Em 2015, o Acre produziu mais de seis mil toneladas de peixes. Hoje, já exporta (Foto: Arison Jardim/Secom)
Em 2015, o Acre produziu mais de seis mil toneladas de peixes. Hoje, já exporta (Foto: Arison Jardim/Secom)

O governo do Acre vem mudando a realidade da cadeia produtiva da proteína animal, com expressivos investimentos firmados em alianças público-privado-comunitárias. A Agência de Negócios do Acre (Anac) representa o governo ao ser acionista nas indústrias Dom Porquito, Cordeiros da Amazônia e Peixes da Amazônia.

Essas indústrias promovem um impacto no desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego e renda. Além de tornarem viáveis diversos elementos das cadeias produtivas, como a produção de matéria-prima de qualidade, envolvendo o pequeno, médio e grande produtor rural.

Hoje, os produtos de qualidade saem do trabalho de famílias rurais em todo o estado direto para supermercados e mercados locais, de outros estados do Brasil e até de outros países. Carnes de suíno, peixe, frango, bovino e ovino estão em crescimento no Acre, se tornando uma fonte de renda garantida para produtores rurais e incrementando a economia local por meio das indústrias.

Inácio Moreira, presidente da Anac, explica que existe um volume do estoque de investimentos estrangeiros diretos no mundo de US$ 28,24 trilhões, 95% provenientes da Europa, Américas Central e do Norte e Leste Asiático e a América do Sul recebe menos de 3% dos recursos. “Há um grande potencial de captação de investimentos da Ásia. Nosso produto é de alta qualidade e tem potencial de chegar nestes mercados”, afirma.

Os próximos passos para o fortalecimento dessa economia de base diversificada é ir além da venda dos produtos. “Atrair estes investidores para se tornarem sócios nestas empresas, dando condições das mesmas atenderem a demanda crescente do mercado pelos nossos produtos da indústria acreana, consolida estas empresas de forma definitiva”, afirma Inácio.