Protótipo de produto de linha pet é desenvolvido em laboratório da Funtac

O Laboratório de Produtos Naturais (LPN) da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) tem tido seu trabalho reconhecido pela manipulação de óleos naturais. Recentemente, um protótipo inusitado foi desenvolvido mediante pesquisa que resultou numa linha de xampu pet.

O LPN, que utiliza ativos amazônicos para fins cosméticos, fitoterápicos e gastronômicos, também oferece suporte à pesquisa de acadêmicos em processo de conclusão de curso.

A partir dos produtos desenvolvidos, a Funtac tem autonomia para disponibilizar a transferência de tecnologia de pesquisas para o setor empresarial que desperte interesse na comercialização.

O xampu linha pet foi desenvolvido mediante pesquisa de um acadêmico do curso de farmácia da Faculdade Meta (Fameta), a partir da coleta de dados acerca das propriedades e benefícios na composição da planta melão de são caetano, espécie abundante na Região Norte.

As análises físico-químicas realizadas na Funtac comprovaram que o protótipo pode ser aplicado em sarnas caninas, com formulação de acordo com o Guia de controle de qualidade de cosméticos da ANVISA.

O laboratório

O LPN conta com o trabalho de cerca de dez profissionais na área de pesquisa não madeireira, especialmente com 15 tipos de óleos vegetais. Dividido em três atividades, o laboratório disponibiliza a prestação de serviços, que vão desde a produção de fitocosméticos à análise microbiológica de água e físico-química de óleos e alimentos para uma parte das indústrias e empresas acreanas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter