Puericultura é tema de curso promovido pelo Programa Primeiríssima Infância

Profissionais que atuam no Programa Primeira Infância Acreana (PIA), iniciativa executada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e coordenada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, participam de mais um módulo de capacitação, voltado à Puericultura – Práticas Ampliadas. O curso será hoje e amanhã, 23 e 24, no Palácio do Comércio, em horário integral.

A ação faz parte do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, voltado para o fortalecimento das políticas públicas de atendimento as gestantes e crianças até 3 anos de idade, e tem como objetivo capacitar os profissionais das redes de saúde, educação e assistência infantil e desenvolvimento social que atuam no PIA para que aprimorem suas práticas para o acompanhamento familiar.

“O Brasil tem demonstrado um esforço muito grande de integrar diferentes ações positivas, e o Marco Legal da 1ª Infância é exemplo disso. O Acre é um estado que de fato merece todas as atenções, que antes do Marco Legal já vinha assumindo esse protagonismo, por meio do PIA, que ao desenvolver eventos, cursos e os processo de formação foi conhecendo parcerias para lapidar melhor esse processo. Nesse sentido, a Fundação Maria Cecília fez uma sistematização em um caderno, os 10 passos para um programa de primeira infância junto aos municípios, com temáticas para ajudar a preencher essa mobilização. E hoje já estamos na terceira formação com os profissionais do Acre”, destaca a consultora da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Anna Chiesa.

Abertura da capacitação foi na manhã desta segunda-feira, em Rio Branco (Foto: Júnior Aguiar)

Para a psicóloga que atua na Unidade de Saúde Tia Vicência, em Xapuri, Kaenia Cristina Souza, a experiência vai contribuir de forma significativa para ampliar as ações realizadas no município com intuito de melhorar as condições de vida desse público específico “A formação é muito importante, pois nos direciona a ter um olhar mais sensível à primeira infância, especialmente para nós, profissionais que atuam no interior, onde a realidade muitas vezes é diferente da capital”, ressalta.

Palestras, rodas de conversas, dinâmicas e apresentações de vídeos, abordando temas voltados para o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento infantil de zero a três anos de idade foram algumas das atividades promovidas nessa formação que ao todo, conta com 10 módulos.

De acordo com a articuladora local da entidade filantrópica United Way Brasil, uma das grandes parceiras do Programa Primeira Infância Acreana, Tiana Malta Zanetti, o foco é potencializar as ações que o estado já realiza, criando nos lares um ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças. “O Estado já tem essa competência do cuidado. O que a gente faz é potencializar as ações do PIA, que tem um alcance social imensurável, ajudando a cuidar das crianças acreanas de zero a seis anos de idade”, pontua.

Parcerias

Além do Gabinete da Vice Governadora, o PIA tem a condução da Secretaria Estadual de Saúde e o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), da entidade filantrópica United Way Brasil, da Bernard Van Leer Foundation, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Senac e do Ministério da Saúde.

“O Senac vem como facilitador para trazer essa formação, com esses oito módulos para potencializar as ações que já estão sendo feitas no PIA. Por via de financiamento da United Way Brasil, o Senac foi contratado para ministrar esses cursos junto aos profissionais que atuam dentro do programa”, explica o consultor Edvan Meneses.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter