“Show da Hora” acontece nesta terça-feira

O Calçadão do Novo Mercado Velho é o local escolhido para comemorar a mudança na hora do Estado

los_porongas_1.jpg Os acreanos comemoram o primeiro dia de novo horário, em que a diferença em relação ao Distrito Federal deixa de ser de duas horas e agora é somente de uma, com o Show da Hora, que acontece a partir das 16 horas, no Calçadão do Novo Mercado Velho. O evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour.

A programação começa com a apresentação do grupo Jabuti-Bumbá, coordenado pela família Farias, e logo em seguida apresenta os shows das bandas Filomedusa e Los Porongas. Malabaris e outros artistas também fazem a festa no local. As atrações representam diversos segmentos da cultura acreana. Segundo o presidente da FEM, Daniel Zen, toda mudança apresenta vantagens e desvantagens, e o Show da Hora serve para comemorar os ganhos que o Estado terá com o novo horário, entre eles, a relação com empresas e órgãos em outros Estados.

Representantes da produção cultural acreana

Jabuti-Bumbá – Tendo como referência o Boi-Bumbá do Maranhão, o grupo Jabuti-Bumbá se apresenta como crítica à devastação da floresta, e mostra um apanhado das manifestações culturais amazônicas, como catira, cacuriá e o Santo Daime, sendo esta última religião muito popular no Acre. Dos instrumentos musicais utilizados pelo grupo, destacam-se a sanfona, o zabumba, o tambor e o maracá. As coreografias e as músicas do Jabuti-Bumbá, que se baseiam em passos do bailado do Daime, são criadas e recriadas a cada encontro, o que faz do grupo um sucesso a ponto de se apresentarem em diversos encontros de cunho cultural popular em vários Estados.

Filomedusa – Com apenas um demo e um EP homônimo lançados, a banda Filomedusa ainda é considerada nova no circuito independente nacional, mas por sua elogiada qualidade técnica vem sendo cogitada pela crítica musical como mais uma promessa da Região Norte. As faixas "Batcaverna", "Your Color Dream" e "Morte em Vida" revelaram que o lírico acreano vem do não-contato com as outras vertentes musicais que vão percorrendo o Brasil, fazendo do som da Filomedusa algo bem diferente do que já foi produzido na mídia.

Los Porongas – Residindo atualmente em São Paulo, a banda retorna ao Estado após recente apresentação no Salão de Turismo: Roteiros do Brasil, realizado naquele Estado, onde representaram o Acre. O trabalho autoral dos roqueiros na cena independente nacional foi firmado com o álbum "Enquanto uns Dormem", de 2005. Desde então, a banda tem sido apontada pela crítica nacional como uma das novas revelações do rock brasileiro. Nos dias 11 e 12 de julho, o Los Porongas deve retornar a Rio Branco mais uma vez para mostrar ao público acreano o primeiro DVD da banda, gravado recentemente no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.