Quase 70% de pequenos negócios no Acre garantem boa renda a famílias

Salões de beleza são maioria desse percentual (Foto: Angela Peres/Secom)

Por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), o governo do Estado beneficiou desde 2011 até o momento cerca de 25 mil famílias e investiu aproximadamente R$ 25 milhões no programa de apoio ao empreendedorismo em capacitações e aquisição de equipamentos de trabalho.

De acordo com o gestor da pasta, Henry Nogueira, o último levantamento de dados de beneficiários feito em pesquisa de campo pela equipe técnica da secretaria apontou que 68% desses empreendimentos garantem renda mensal de, pelo menos, R$ 1.500 às famílias.

“Vale ressaltar que a maior parte desse resultado se dá na área de embelezamento, como manicure e salão de beleza. Constantemente, visito cabeleireiras que ganham até quatro mil reais e sustentam a casa só com o lucro do salão. Também temos constatado que os beneficiários da economia solidária conseguem garantir renda mensal e faturar um lucro extra de até três mil reais só nas feiras realizadas durante o mês, principalmente na área de alimentação e artesanato”, explica Nogueira.

Capacitações e monitoramento

Costureiras do Ramal Arco-Íris receberam capacitação (Foto: Cedida)

Os resultados se refletem tanto na capital quanto nos demais municípios. Ainda segundo o secretário, parte desse sucesso é por conta de capacitações e treinamento constantes. Na última semana, por exemplo, a SEPN capacitou junto com o Senac mulheres costureiras da comunidade do Ramal Arco-íris, em Cruzeiro do Sul. Na oportunidade, mais 15 famílias foram beneficiadas com kits de salão de beleza, salgadeiro e pedreiro no município.

O governo também tem se comprometido a identificar o potencial de comunidades ao desenvolvimento do cooperativismo. Nesse sentido, empreendimentos coletivos têm se formado e se fortalecido gerando trabalho e renda.

Em Cruzeiro, mais famílias receberam novos kits de pequenos negócios (Foto: Cedida)

É o caso do grupo de costureiras naquela cidade que contará com o apoio da secretaria para executar o projeto Doando Sonhos. São 21 mulheres que além dos próprios ateliês, farão parte de um ateliê comunitário, que tem como objetivo principal, estimular outras profissionais da área de corte e costura na região.

“É muito bom visitas as pessoas e ter essa sensação de que estamos ajudando elas a realizarem sonhos”, comenta Henry.

Grupo de costureiras contará com o apoio do governo para executar projeto (Foto: Cedida)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter