Quem é o novo governador do Acre

Gladson de Lima Cameli nasceu em Cruzeiro do Sul, em 26 de março de 1978. É filho de Eládio Messias Cameli e Maria Lindomar de Lima Cameli. Casado com a advogada Ana Paula Correia da Silva Cameli, ele é pai do garoto Guilherme Correia Cameli, de 5 anos.

Formou-se em Engenharia Civil em 2001, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, da Universidade Luterana do Amazonas. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/AC), exerceu atividades profissionais como sócio da empresa da família.

Gladson Cameil toma posse, ao lado da tia, dona Betriz Cameli, viúva do ex-governador Orleir Cameli: família de tradição na vida pública (Foto: Edson Brunno/Secom)

Do lado paterno, é sobrinho do ex-governador do Estado do Acre, Orleir Cameli.

Gladson Cameli foi membro do Conselho Municipal da Juventude e, inspirado pelo tio, entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. Em outubro de 2009, foi condecorado com o Título de Cidadão Riobranquense pela Câmara Municipal de Rio Branco. Em 2010, foi eleito pela segunda vez deputado federal.

Em seu segundo mandato, se destacou à frente da Comissão da Amazônia. Por meio da indicação da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o então deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) foi designado o relator do Projeto de Lei 5957-2013, que propõe a regulamentação da legislação referente a criação e instalação das Zonas de Processamento e Exportação (ZPE´s) em todo o país. A proposta é considerada uma das mais importantes em discussão na área econômica do Congresso Nacional.

Em julho de 2012, Gladson Cameli foi destaque nacional como um dos campeões de liberação de emendas parlamentares no primeiro semestre de 2012, segundo as informações do Sistema Integrado de Administração Financeira, do Governo Federal (Siafi)

Foi filiado ao PFL entre 2000 e 2003, e ao PPS entre 2003 e 2005. É filiado ao partido Progressistas desde 2005. No pleito de 2014, elegeu-se senador com 58,36% dos votos válidos, a maior votação dada a um político nos últimos anos.

As emendas individuais de sua autoria durante sua atuação parlamentar somam cerca de R$ 130 milhões para os 22 municípios do Acre, independente de cores partidárias.

No Senado Federal, Gladson Cameli foi membro de várias comissões, entre elas a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão Senado do Futuro, Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional e Comissão de Educação, Cultura e Esporte, entre outras. Ele tem sido um dos maiores articuladores junto ao setor empresarial de debates para saídas da crise econômica que vive o Acre e o país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter