Quero Ler chega ao Juruá para inclusão socioeducacional de 700 alunos

Artemísia da Silva, aos 31 anos, depois de vencer o vicio das drogas, sonha em aprender a ler e escrever e, assim, ajudar os filhos com as tarefas escolares. (Foto: Alexandre Noronha/SECOM)
Depois de vencer o vício das drogas, Artemísia sonha em aprender a ler e escrever e, assim, ajudar os filhos com as tarefas escolares (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Ser o autor da própria história. Não apenas protagonizando-a, mas escrevendo e lendo para os seus descendentes. É isso que, a partir desta sexta-feira, 26, será possível para 700 homens e mulheres de Cruzeiro do Sul que participaram da aula inaugural do programa Quero Ler, lançado oficialmente nesta sexta-feira, 26, no Teatro dos Nauas, pelo governador Tião Viana.

Engana-se quem acha que só idosos têm sido beneficiados por esse que é o maior programa socioeducacional já realizado no Acre.

A estudante Artemísia Pinho da Silva, 31 anos, emocionou todos que participavam da aula inaugural quando compartilhou sua história.

Entre lágrimas, a estudante iniciou sua fala agradecendo primeiramente a Deus. “É um sonho que estou realizando. Hoje, tenho 31 anos de idade e nunca tive a oportunidade de estudar. Tenho dois filhos – um com quatro anos e outro com 10. Os dois estudam. Hoje vejo que minha filha olha para mim querendo pedir ajuda nos estudos, e eu não sei, porque nunca estudei. Isso dói dentro do coração de uma mãe. Estou aqui para agradecer ao governador e todas as professoras que vão nos ensinar.”

Artemísia não quer só mais uma Silva, ela sonha em ir mais longe, ajudar os filhos a fazer as tarefas escolares. Aos 31 anos, revela que venceu a batalha contra o vício das drogas, que, segundo ela, não lhe trouxe benefício algum, só perdas.

“As drogas acabaram com todos os sonhos que eu tinha, e um dos primeiros que ela destruiu foi meus estudos. Há quatro anos eu saí das drogas. Agradeço a Deus e estou buscando meus sonhos, que se tinham perdido. Hoje eu tenho um sonho, que é aprender a ler, praticar tudo aquilo que vou aprender, aproveitar as novas oportunidades que vão aparecer, como os cursos. Ter uma vida melhor, porque eu quero ler”, enfatiza a estudante.

Quero Ler já atingiu a marca de sete mil alunos e a expectativa é que até dezembro sejam, pelo menos, 12 mil alunos beneficiados (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Quero Ler já atingiu a marca de sete mil alunos, e a expectativa é de que até dezembro sejam, pelo menos, 12 mil beneficiados (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Quero Ler também é uma oportunidade para homens como o aposentado Francisco da Conceição, 75 anos. Ele conta que cresceu num seringal e, mesmo tendo vontade de aprender, na comunidade não havia professores nem escolas.

“Tenho vontade de estudar e aprender a ler para que, mesmo já nesse fim da minha vida, eu seja uma pessoa mais da sociedade. Meu prazer será esse: chegar a realizar meu sonho de ler e escrever. Eu escrevo meu nome, mas quero seguir mais para frente, melhorar os estudos. Se a gente procura chegar a um lugar, a gente chega, com fé e vontade. Hoje o que está valendo são os estudos”, disse Conceição.

Para cuidar, educar e sustentar os 12 filhos, a dona de casa Maria de Araújo precisou adiar o sonho de estudar.

No Quero Ler viu a oportunidade por que tanto esperava. “Será muito útil para mim aprender a ler, porque eu nunca tive oportunidade. Quando criança tive, muita vontade, mas não pude. Adulta, levei a vida para trabalhar, criar meus filhos. Agora tenho, e agradeço a Deus e ao governador. Meu sonho é pegar minha Bíblia e poder ler. E, se Deus quiser, vou realizar”, diz a estudante.

Maria Araújo conta que realizará o sonho de ler sua bíblia após a alfabetização (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Maria Araújo conta que realizará o sonho de ler a Bíblia após a alfabetização (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Por amor ao ato de lecionar

Aos 20 anos, Ana Paula Macedo de Melo é uma das professoras que vai atuar na alfabetização dos jovens e adultos inscritos no programa educacional do governo do Estado. Para a jovem docente, o desafio vai além do ato de ensinar.

“Como eles vão aprender a ler e escrever, vamos trabalhar de maneira bem delicada. É uma emoção saber que vou ensinar essas pessoas, saber que eles vão poder assinar o nome, fazer contas. Eu estou fazendo mais por amor ao ato de lecionar”, destacou.

Um esforço de governo que vai além do recurso investido

"Esse programa liberta. Une sonho, realidade e superação”, frisou o governador", disse Tião Viana (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
“Esse programa liberta. Une sonho, realidade e superação”, frisou o governador (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Tião Viana externou sua gratidão aos 49 professores que fazem parte do programa Quero Ler em Cruzeiro do Sul.

“Esse programa significa para nós uma ato de liberdade. Vimos a Artemísia dizendo que tem dois filhos, que pedem a ela para ajudá-los na tarefa, mas ela não sabe ler. Agora ela vai poder ler para poder ajudar os filhos, sonhar, vencer os desafios da vida. Esse programa liberta. Une sonho, realidade e superação”, frisou o governador.

De acordo com Tião Viana, o Quero Ler já atingiu a marca de sete mil alunos, e a expectativa é de que até dezembro sejam, pelo menos, 12 mil beneficiados. “Ano que vem queremos ter o dobro dessa capacidade e, assim, alcançar a meta que estipulamos para o Acre”, observou.

O governo no Acre está com o desafio de ser o primeiro Estado brasileiro a vencer o que Tião Viana classifica como “mancha que envergonha o país” – o analfabetismo. “Mesmo diante da crise, estamos investindo R$ 26 milhões para que o Acre seja vencedor nessa luta contra o analfabetismo”, pontuou.

Uma ponte atravessando a vida

Moisés Diniz, deputado federal e professor, participou da aula inaugural do Quero Ler no Juruá. Diniz é um dos idealizadores do programa e declarou que essa ação é mais importante que obras físicas como a Avenida Mâncio Lima ou a Ponte da Integração.

“Nós temos belas obras no Juruá, mas o Quero Ler é uma avenida que atravessa a alma humana. O Quero Ler que propõe erradicar o analfabetismo é uma ponte que atravessa a vida, que tira a pessoa de uma situação difícil, de escuridão das letras, e abre a porta do conhecimento”, ilustrou o parlamentar.

Ney Amorim, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e os deputados estaduais Daniel Zen e Jonas Lima também participaram da solenidade no Teatro dos Nauas. Amorim parabenizou Tião Viana pela iniciativa.

“Quero Ler é um programa que me emociona, e é uma alegria poder estar aqui e compartilhar este momento. É pela educação que vamos conseguir inserir as pessoas no mundo. A Aleac se comprometeu com esse projeto, e estamos destinando emendas parlamentares no valor de R$ 400 mil para ajudar”, pontuou o presidente.