Inscrições abertas

Quero Ler oferece mais de mil vagas para educadores

Estão abertas as inscrições para bolsistas interessados em atuar no Programa Quero Ler. O edital busca contratar 1.169 educadores e 64 coordenadores de turma. As vagas são destinados para 18 municípios acreanos. “Apenas Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri não fazem parte do processo, porque já houve seleção recente nessas localidades”, explica Augusta Rosas, coordenadora-geral do programa no Acre.

As inscrições se iniciaram no dia 2 e vão até 15 de maio. Para se matricular é necessário entregar os documentos comprobatórios nos núcleos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) dos municípios.

Os atendimentos estão sendo feitos no horário comercial: das 7h30 às 12 horas e das 14 às 17h30.

Requisitos

Para os dois cargos o edital exige requisitos básicos. Para a bolsa alfabetizador, o candidato precisa ser brasileiro, estar em dia com as obrigações militares, comprovar disponibilidade de horas semanais para atuar no programa, ter no mínimo dezoito anos de idade e possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Candidatos que não possuem nível superior, mas estão cursando a partir do 3º período de cursos de licenciatura plena ou bacharelado, ou possuem diploma de nível médio, na modalidade magistério, também podem concorrer.

Coordenadores

Para coordenadores de turmas as exigências são as mesmas. A única exceção é para os graduandos, pois apenas acadêmicos de licenciatura, podem se inscrever. Mais informações e o edital completo, encontra-se no site da SEE.

O Programa

O Quero Ler é um projeto criado pelo governador, Tião Viana, que tem como objetivo levar a escolarização para alunos com idade igual ou superior a quinze anos, que não tiveram acesso à educação básica na faixa etária adequada.

3ª fase

A contratação de educadores é para dar início a terceira fase do programa, que pretende atingir quase 15 mil pessoas, e chegar a todas as regiões acreanas. Só de investimento foram R$ 6 milhões.