Representante do MS, secretários e prefeitos discutem recursos para a Saúde

Mais recursos e programa Mais Médicos foram alguns dos temas do encontro (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Abdalla, esteve no Acre na terça-feira, 18. Ele cumpriu agenda de visitas a unidades de saúde durante o dia e participou de encontro com o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, prefeitos e secretários municipais de Saúde, representantes de instituições e organizações não governamentais, deputados estaduais e federais, além de acadêmicos e profissionais da área da saúde.

O objetivo da reunião, realizada na Associação dos Municípios do Acre (Amac), foi informar ao secretário a situação da saúde em cada município para buscar no Ministério da Saúde (MS) a liberação de recursos para investimentos na área.

Durante sua fala, o secretário colocou-se à disposição do Estado e pediu um relatório da situação de cada município para levar ao Ministério da Saúde e buscar as melhorias necessárias.

“Pude ver no Acre um empenho da parte do governo, secretários, prefeitos e deputados para investir na melhoria da qualidade da Saúde. Embora a gestão esbarre em questões burocráticas para a utilização de recursos disponibilizados pelo MS, muito tem sido feito. Em relação a outros estados, o Acre apresenta uma realidade muito boa na área da saúde, com necessidades de melhoria, e é para isso que estamos aqui, para apoiar no que for necessário”, afirmou Abdalla.

O representante do MS também falou sobre o novo edital para o programa Mais Médicos, que deve sair em maio e deve também contemplar brasileiros formados na Bolívia e aumentar a chance dos acreanos de ingressar no programa. O secretário garantiu que haverá mudança nas regras do programa.

“O apoio do MS e da bancada federal para a liberação de mais recursos e para beneficiar os médicos brasileiros formados no exterior é fundamental para o avanço da Saúde no Acre. É uma grande oportunidade para que os brasileiros, em especial os acreanos, sejam inseridos no programa e possam atuar. Temos muitas coisas boas na Saúde do Acre. Temos uma gestão dedicada a atender as necessidades de cada município”, disse o secretário Gemil de Abreu Junior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter