Representantes de nove países discutem economia solidária no Acre

Feira Panamazônia começa nesta quarta-feira em Rio Branco com vários seminários e atividades culturais

feira_panamazonia_01.jpg

Espaço para abrigar a feira de economia solidária está sendo preparado no Horto Florestal, em Rio Branco (Foto: Assessoria PMRB)

Representantes de nove países da América Latina devem se encontrar no Acre nesta semana. Eles participam da segunda edição da Feira Panamazônia, que acontece no Horto Florestal, de 20 a 24 próximos. Além dos convidados internacionais, estarão presentes empreendimentos do Acre e de outros Estados, principalmente os do Norte do país. Ao todo, serão 300 empreendimentos que vão apresentar um pouco de sua produção e que participarão de discussões sobre temas afins.

"O principal evento dessa feira será o seminário internacional que visa discutir o papel da economia solidária na integração latino-americana. Buscaremos compreender que essa modalidade econômica está presente no mundo inteiro e que ela representa uma alternativa muito interessante para a geração de emprego e renda e para a distribuição de renda mais justa", disse Paulo Sérgio Braña, um dos coordenadores do evento. "Nesse seminário, vamos discutir como é que a economia solidária estabelece um mercado dentro da América Latina, onde as comunidades, os grupos, as associações, as cooperativas e os demais empreendimentos solidários, sejam os protagonistas e os sujeitos dessa história", completou.

Durante toda a feira, outros seminários discutirão temas como comércio justo na Amazônia, desenvolvimento local e cadeias produtivas, entre outros. Os empreendimentos também terão a oportunidade de fechar negócios com grandes empresas do país. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC) estará intermediando uma rodada de negócios. São onze grandes empresas que vêm ao Acre a pedido da instituição. "Será uma grande oportunidade dos empreendimentos acreanos apresentarem os seus produtos para redes de lojas e outras empresas de atuação nacional. Ao mesmo tempo, eles estarão recebendo orientações sobre as formas adequadas de negociarem seus produtos".

Atrações culturais

Ao mesmo tempo em que a Panamazônia será uma feira de negócios e de discussão de temáticas importantes para a economia solidária, será também uma opção de lazer e cultura para o público visitante.

As fundações de cultura Garibaldi Brasil (FGB) e Elias Mansou (FEM) estarão desenvolvendo uma série de atividades culturais e de entretenimento. Um espaço do Horto Florestal está sendo decorado especificamente para este fim. Ali será montada a "Floresta Encantada", onde animadores culturais desenvolverão atividades de teatro, música, incentivo à leitura, contação de histórias e outros. Haverá, ainda, atrações musicais, com as apresentações de artistas e grupos locais.