Revisar conteúdos: uma estratégia na reta final de preparação para o Enem

A Secretaria de Educação realiza aulões nos fins de semana (Foto: Mágila Campos/SEE)
A Secretaria de Educação realiza aulões nos fins de semana (Foto: Mágila Campos/SEE)

A proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faz com que os estudantes busquem mais estratégias de estudos para alcançar uma boa pontuação e ingressar na faculdade.

Atenta a essa realidade, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) vem realizando, nos fins de semana, “aulões” preparatórios com foco nas áreas de conhecimento do exame. As atividades começaram dia 28 de agosto e terminam no próximo sábado, 17 de outubro.

Nas escolas da rede pública os estudantes também intensificam a preparação. No sábado, 10, no auditório da SEE, o professor do Centro de Línguas (CEL) Lázaro Gomes ministrou o aulão de inglês para alunos e comunidade.

“Agora é o momento de estudar de forma mais light e priorizar a revisão dos assuntos estudados, porque não adianta querer aprender todos os conteúdos faltando menos de duas semanas para a prova”, ponderou.

Gomes orienta, nesta reta final, a responder as questões dos exames anteriores. Assim, o candidato se prepara para o tipo de questionamento e grau de dificuldade da prova, além de ajudar a controlar o tempo do exame.

Aline Araújo, aluna do Instituto São José, conta que, além das aulas que estão sendo focadas no Enem, assiste a videoaulas e participa dos aulões, tudo para realizar o sonho de cursar Economia.

“A secretaria e a escola se esforçam para nos oferecer os aulões. Temos que aproveitar isso para o nosso crescimento, porque tudo requer esforço”, disse.

Nos últimos dias que antecedem a prova, o professor Gomes aconselhou descanso. As provas do Enem serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. “É adequado, agora, ver um bom filme, ir ao cinema, ler um livro e fazer atividades relaxantes, para evitar tensão e, na pior das hipotéses, um ‘apagão’, um esquecimento de todo o conhecimento adquirido”, frisou.