Revista Prazeres da Mesa traz reportagem sobre a cultura alimentar do povo Ashaninka

O projeto de pesquisa é inovador por valorizar a cultura alimentar dos povos indígenas, a diversidade, o conhecimento tradicional e a segurança nutricional. (Foto: Cedida/Ricardo Dangelo)

A edição de setembro da Revista Prazeres da Mesa apresenta reportagem sobre a imersão na cultura alimentar do povo Ashaninka, da Aldeia Apiwtxa, do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, Acre.

A narrativa assinada pela jornalista e diretora da revista, Mariella Lazaretti, com fotos de Ricardo Dangelo, discorre sobre o registro da peculiaridade desta cozinha indígena, com seu rico universo de costumes e tradição.

A equipe da revista esteve na Apiwtxa a convite do governo do Estado. Um grupo de chefs e gestores ligado ao setor gastronômico e de hospitalidade do governo participou da imersão, durante três dias, do fim de julho ao início de agosto deste ano.

Toda a primeira etapa da pesquisa foi elaborada com um olhar compartilhado entre a liderança indígena Ashaninka, Francisco Piyãko, e a primeira- dama Marlúcia Cândida. Quem conduziu a imersão na aldeia foi a chef Mara Alcamin, empresária do ramo gastronômico em Brasília. Mara desenvolve, desde o ano passado, projetos de formação no Acre difundindo a gastronomia acreana em vários espaços e eventos nacionais.

O conteúdo vivenciado por Mara Alcamim será apresentado na palestra A cultura alimentar do Acre indígena, na Semana Mesa São Paulo, no dia 27 de outubro, às 15h30, no Memorial da América Latina, no palco Mesa Tendências.

A edição impressa com cinco páginas já circula nas bancas do país e a on-line está disponível no endereço http://bit.ly/2xkKKay. “Demos ênfase à participação do Acre na Semana Mesa, tanto que a reportagem virou também a chamada para o evento. Está sendo um sucesso”, explicou Mariella Lazaretti.

Cozinha original

O conteúdo servirá como base de informação norteadora para a Conferência Internacional Katoomba Acre, que reunirá profissionais e especialistas que trabalham com sistemas alimentares da Amazônia (Foto: Rose Farias/Secom)

O projeto de pesquisa é inovador por valorizar a cultura alimentar dos povos indígenas, a diversidade, o conhecimento tradicional e a segurança nutricional.

“Foi uma vivência maravilhosa. O registro feito pela revista é importante e difunde a riqueza da cozinha do povo Ashaninka, sua cultura para o mundo, além de revelar o saber do que os povos da floresta se alimentam, o que a floresta oferece, o que essas pessoas trazem na história de vida delas. Será essa rica narrativa que Mara apresentará no palco Mesa Tendências”, revela Marlúcia Cândida.

O conteúdo servirá como base de informação norteadora para a Conferência Internacional Katoomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono, de 5 a 7 de junho de 2018, no Centro-Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, em Rio Branco. A conferência é organizada pelo governo do Estado e a organização internacional Forest Trends.

Leia mais: Programa de Gastronomia de Baixo Carbono é apresentado em encontro do GCF

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter