Rio Acre continua subindo em todo o estado

A frequência de chuva, ocasionada por uma Zona de Convergência de Umidade sobre a região, tem resultado na elevação do Rio Acre em todo o estado. Nesta quarta-feira, 10, o manancial apresentou a cota de 11,34 metros, às 9 horas, em Rio Branco, segundo medição da Defesa Civil Municipal – 92 centímetros de elevação em 24 horas.

Autoridades monitoram a situação do Rio Acre em todo o estado (Foto: Arquivo Secom)

A situação é monitorada pelo governo do Estado, por meio da Comissão Estadual de Riscos de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), em parceria com as prefeituras. Medidas de segurança serão tomadas ainda esta semana, como forma de prevenir possíveis danos à população.

“A previsão é de que, na capital, ou ele permaneça nessa cota ou aumente ainda mais, já que no interior as águas do Rio Acre continuam se elevando. Em toda a extensão do rio houve aumento de nível. Estamos monitorando para agir em caso de necessidade”, salientou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Cláudio Falcão.

A prefeitura de Rio Branco lançou seu Plano de Contingência ainda em dezembro de 2017, como forma de prevenir os danos de uma possível alagação. Na capital, a cota de alerta é de 13,50 metros e de transbordamento, 14 metros.

Interior do estado

Em Assis Brasil, a cota desta quarta-feira, 10, do Rio Acre foi de 5,99 metros, às 9 horas. No município a manancial apresentou vazante nas últimas 24 horas. Já em Brasileia as águas se elevaram, registrando a marca de 7,92 metros.

A elevação do Rio Acre também se constata em Xapuri, que registra a cota de 10,98 metros. Em Capixaba, são 9,80 metros.

Rio Madeira também segue sendo monitorando. Registro de 2016 (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Rio Madeira

A situação do nível do Rio Madeira, no trecho do Abunã (divisa entre Acre e Rondônia), também está sendo monitorada pelo governo do Estado. Nesta manhã, o manancial apresentou a cota de 19,90 metros.

“Estou em Rondônia para uma reunião da Defesa Civil daqui e para monitorar de perto a situação. Nos trechos da rodovia, a água está próxima da estrada, mas tudo em segurança e sendo acompanhado pelas equipes do Acre e Rondônia”, explicou o major Falcão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter