Rio Acre se aproxima da cota de alerta e autoridades seguem monitoramento

O nível do Rio Acre continua subindo na capital e a Defesa Civil segue com monitoramento constante. Na manhã desta sexta-feira, 12, segundo medição realizada às 9 horas, o Rio Acre alcançou a marca de 13,21 metros, se aproximando da cota de alerta que é de 13,50 metros.

De acordo com a coordenação da Defesa Civil de Rio Branco, no fim da tarde da última quinta-feira, 11, choveu 54,6 milímetros, em menos de uma hora, o que corresponde a 19% de todo mês previsto para janeiro, pois em 11 dias choveu 52% previsto para todo mês de janeiro.

O governo do Acre já iniciou a execução de medidas preventivas e estudos para atuação em caso de enchente. Essa semana as Defesas Civil Estadual e Municipal realizam um acompanhamento intenso com medições duas vezes ao dia nas réguas instaladas nas cabeceiras dos rios.

A prefeitura de Rio Branco iniciou a construção de abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana e a governadora em exercício Nazareth Araújo, está em tratativas com o governo de Rondônia e Agencia Nacional de Água (ANA), Dnit, Policia Rodoviária e a diretoria da Usina de Jirau e Santo Antônio, para um plano emergencial, caso as águas do Rio Madeira invadam a BR 364, condenando o trafego de veículos.

Nível dos Rios

  • Em Rio Branco, o nível do Rio Acre está em 13, 21 metros;
  • No Riozinho do Rola a medição é de 10,62;
  • Em Assis Brasil, a marca é de 4,85m;
  • Já em Brasileia o nível do rio é de 6,67m;
  • No município de Xapuri houve redução e a marca agora é de 10,98;
  • Segundo Agencia Nacional de Águas, o Rio Madeira na região do Abunã subiu um centímetro em relação dia anterior. Ontem ele apresentava 19,95 na medição das 18 horas, enquanto na medição das 6 horas desta sexta-feira, 12, a medição é de 19.96.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter