Rio Acre sobe e ultrapassa cota de alerta em Brasileia

Situação em Brasileia é monitorada pela Defesa Civil (Fernando Oliveira/Secom)

O volume de água decorrente das últimas chuvas, que ocasionou o aumento repentino do nível do Rio Acre em Assis Brasil, chegou a Brasileia nesta quinta-feira, 16. Segundo medição do Defesa Civil, a cota do rio em Brasileia, nesta tarde é de 10,04 metros. No município, a cota de alerta é de 9,80 metros e a de transbordamento, de 11,40 metros.

A onda de cheia também ocasionou o aumento do nível do Rio Acre em Xapuri, que registra a marca de 10,03 metros, e em Rio Branco, que se encontra com 10,34 metros de profundidade.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, reúne-se nesta quinta-feira com o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, e o com a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem, para passar orientações e vistoriar a situação do rio nos municípios.

Até o momento, apenas uma família foi removida de área de risco em Brasileia. O governo do Estado, por meio da Comissão de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), e as prefeituras atuam no monitoramento da situação nos municípios do Alto e Baixo Acre.

Assis Brasil

Já em Assis Brasil a situação está estável. Após atingir seu pico nessa quarta-feira, 15, o nível do Rio Acre no município reduziu significativamente e encontra-se abaixo da cota de alerta, 11,30 metros.

Nesta tarde o manancial registrou a marca de 6,31 metros.

Rio Branco

O Rio Acre continua subindo. Na tarde de hoje registrou a marca 10,34 metros. De acordo com o comandante da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, a tendência é de que nas próximas 48 horas continue subindo.

O coordenador observa que, se não houver chuvas mais fortes, a tendência é que a partir da próxima terça-feira o Rio Acre comece a apresentar vazante na capital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter