Adeus cigarro

Rio Branco registra queda no número de fumantes

Entre outras doenças, o cigarro é responsável por 90% das mortes provocadas por câncer de pulmão (Foto: Leônidas Badaró)

Nesta terça-feira, 31, é celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de uma sociedade livre do uso de cigarros e dos malefícios que ele traz.

O tabaco possui mais de quatro mil substâncias tóxicas e é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 30% das mortes por câncer de boca, 25% das mortes por doença do coração e 25% das mortes por derrame cerebral são decorrentes do uso prolongado da nicotina.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a doença crônica mais evitável.

Por causa desses números alarmantes, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, desenvolve em ação conjunta, com o Programa de Saúde nas Escolas (PSE), para conscientizar cada vez mais a população sobre os prejuízos causados à saúde pelo uso continuo do cigarro e também apoiar aqueles que desejam parar de fumar, visando que diminua cada vez mais o número de fumantes.

Uma boa notícia é que esse trabalho tem dado bons resultados.  Segundo dados Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) o número de pessoas que fumam diminuiu 12% desde 2006, passando de 21,2% para 9% da população de Rio Branco.

“Nós que trabalhamos na saúde, estamos sempre tentando alertar a população, do risco que é fazer o uso do tabaco e as consequências danosas a saúde que ele provoca”, destaca Cilene Nunes da Silva, responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo.

Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento a quem quer deixar de fumar

 Em Rio Branco 10 unidades de saúde oferecem tratamento aos que pretendem abandonar o vício do cigarro. Além da capital, outros 11 municípios oferecem o serviço.

Para iniciar o tratamento, a pessoa interessada deve se dirigir a uma das unidades básicas de saúde que oferecem apoio para deixar de fumar.