Tecnologia pública

Rio Branco sedia Fórum de Diretores e Gerentes Técnicos da Abep

Ao todo, 47 representantes de todos os estados brasileiros participam das reuniões (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Discussões em torno da tecnologia nos estados com incentivo às melhores práticas na gestão pública do país. É com esse objetivo que Rio Branco sedia, nos dias 26 e 27, a 117a Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e a 18a Reunião de Gerentes Técnicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O evento é realizado no Hotel Nobile Suítes.

Ao todo, 47 representantes de todos os estados brasileiros participam das reuniões. A abertura, promovida na manhã desta quinta-feira, 26, apresentou os participantes, afiliados e patrocinadores do encontro.

Na oportunidade, o vice-presidente de Tecnologia da Abep e presidente da Agência de Tecnologia de Inovação (ATI) de Pernambuco, Romero Guimarães, apresentou a arquitetura de referência para as plataformas estaduais. “Começamos a utilizar essa ferramenta nas secretarias de Pernambuco e isso nos ajudou muito. Hoje, esse conceito é trabalhado com agentes públicos e com os cidadãos, por isso, é ideal que seja repassado para outros estados, afinal, não somos concorrentes, somos colaboradores”, explica.

O gestor ainda ressaltou que as reuniões são voltadas para criar trocas de ações e experiências técnicas, discutindo políticas que se possam fazer intercâmbio em torno delas. “Nesses encontros, sempre temos conversas sobre políticas internas de governo, e também momentos de interação, o que ajuda muito na troca de informações sobre a TI de cada cidade”, afirma Romero.

Dando sequência à agenda, Márcia Cardador, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, falou sobre a plataforma do Governo Federal.

Já o coordenador do grupo de Interoperabilidade do Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança – FACIN, Marcus Vinicius da Costa, explanou como o framework  será utilizado na oficina FACIN – SETIC. A oficina congrega representantes das associadas da ABEP de todos os estados brasileiros, além dos representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Ainda dentro da programação, haverão palestras com os diretores técnicos de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará, além de discussões com todos os participantes sobre visão de estratégia, de negócio, de aplicação de dados e de infraestrutura.

Renata destaca que o encontro também faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A secretária de Ciência e Tecnologia do Acre, Renata Souza, destaca que o encontro também faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia, que está com atividades desde o último dia 17, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“Teremos aqui na reunião a participação do deputado Estadual, Daniel Zen, que apresentará a minuta da Lei de Ciência e Tecnologia do Estado, documento que já foi discutido em duas audiências públicas e que semana que vem será encaminhado para a Assembleia Legislativa. Do senador Jorge Viana, que faz parte da comissão de Ciência e Tecnologia e poderá nos ajudar muito em qualquer discussão, e do deputado Sibá Machado, que foi uma das pessoas que levantou a causa do Marco Legal de Ciência e Tecnologia”, aponta.