Direitos humanos em debate

Rio Branco sedia primeiro Seminário da Defensoria Pública

O I Seminário da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) foi realizado por meio do Núcleo do Centro de Estudo Jurídico (Cejur) na sexta-feira, 19, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac). Mais de 500 pessoas, entre estudantes, defensores e comunidade, participaram do evento.

Com os temas: “O desafio na garantia dos direitos humanos” e “O conceito de defesa eficaz e a responsabilidade internacional do Estado”, as palestras possibilitaram um amplo debate e discussão sobre a temática de direitos humanos e o papel essencial da Defensoria Pública para a sociedade.

Temática de Direitos Humanos é discutida no I Seminário da Defensoria Pública (Foto: Felícia Nascimento)

Para o acadêmico do curso de direito da Ufac João Henrique de Araújo, o evento foi uma oportunidade para conhecer mais sobre a instituição, além de despertar o interesse pela carreira de defensor. “Eu, particularmente, achei as palestras fantásticas, principalmente por o tema ter sido sobre direitos humanos, e sobre o papel da Defensoria Pública na garantia destes a toda a população. Essas palestras me deram uma visão mais ampla do trabalho da Defensoria e do que é ser um defensor público. Isso despertou em mim um interesse em aprender mais e, quem sabe, até seguir uma carreira de defensor público futuramente”, disse.

As palestrantes Renata Tavares da Costa, mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, e Patrícia Kettermann, da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e professora da Escola Superior da Defensoria Pública, compartilharam o conhecimento de anos de atuação como defensoras e contribuíram significativamente para reflexão sobre a temática.

Da esquerda para direita, palestrante Renata Tavares; Coordenadora do Cejur, Juliana Marques; Defensora-Geral, Roberta Caminha; Subdefensora Simone Santiago e palestrante Patrícia Kettermann (Foto: Felícia Nascimento)

“O seminário teve como objetivo também demostrar o que é a nossa instituição, as atribuições e a importância do defensor público para a sociedade, principalmente para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, que são os nossos assistidos”, destacou a defensora-geral Roberta Caminha Melo.

Para a defensora Juliana Marques, coordenadora do Cejur e organizadora do seminário, o esforço da equipe foi crucial para a realização do encontro. “Não teria sido possível realizar esse evento sem a parceria e o empenho de toda a equipe. Na oportunidade, agradeço também às autoridades presentes, às palestrantes que souberam com maestria envolver os participantes, aos acadêmicos, servidores e aos queridos defensores públicos.”