Rodrigues Alves e Mâncio Lima recebem novas ambulâncias do SAMU

Equipamentos instalados nas ambulâncias garantem atendimento de qualidade em casos de urgência (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), deu continuidade às entregas das novas ambulâncias para reforçar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em 10 municípios.

Na terça-feira, 13, foi a vez de Rodrigues Alves e Mâncio Lima, localizados no Vale do Juruá, receberem os veículos que são equipados com rede de oxigênio, prancha para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindros de oxigênio, material de parto, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual e infantil.

Em Rodrigues Alves, município com cerca de 17 mil habitantes, a ambulância foi entregue à Unidade Mista de Saúde, que realiza mais de mil atendimentos mensais.

“Queremos agradecer muito ao governo. Para nós de Rodrigues Alves uma nova ambulância permite não somente atender as pessoas que moram na cidade, mas a população rural, já que esse veículo tem mais condições de chegar em um ramal quando acontecer uma emergência”, destaca Raílson Dantas, diretor da Unidade Mista de Saúde.

Além de ser um patrimônio público, a ambulância proporciona mais agilidade em atendimentos de urgências, o que pode ser decisivo para salvar vidas. Por isso, o governo orienta que as unidades zelem pelo veículo e equipamentos.

A nova ambulância vai ficar sob a responsabilidade das experientes mãos de Noé Oliveira, que há mais de 30 anos é motorista de ambulância. Ele conta que se orgulha das muitas vidas que já ajudou a salvar. “Me sinto muito orgulhoso. Tenho fé que continuarei ajudando as pessoas aqui de Rodrigues Alves durante muito tempo ainda”, afirma o servidor público de 58 anos de idade.

Com mais de 30 anos dirigindo ambulâncias, Noé se orgulha das vidas que já ajudou a salvar (Foto: Leônidas Badaró)

Investimento em cada ambulância é de R$ 160 mil

Já no município de Mâncio Lima, a nova ambulância vai ficar à disposição do hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho. Segundo a gerência, por mês, entre consultas, exames laboratoriais e partos normais, são realizados de oito a 10 mil atendimentos. “Essa ambulância chega em um momento muito importante para nossa unidade, já que vamos poder oxigenar, atender melhor os nossos usuários”, enfatiza Walace Bandeira, gerente do hospital.

Cada ambulância, com modernos equipamentos instalados, foi adquirida ao custo de R$ 160 mil. Gemil de Abreu Júnior, secretário estadual de Saúde, destacou o esforço do governo e o reforço no atendimento prestado pelo SAMU nesses munícipios.

“Sentimento é de extrema alegria. Sabemos da importância que essas ambulâncias têm para a região. Espero que ninguém precise usar, mas em casos de urgências o atendimento vai ser ainda de mais qualidade”.

Secretário de Saúde entrega ambulância em Rodrigues Alves (Foto: Leônidas Badaró)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest