Saiba quais documentos são necessários para se cadastrar no Sine

Maria Machado se deslocou do bairro Tancredo Neves até o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine/AC) em busca de uma vaga para auxiliar administrativo. Mesmo sendo formada em serviço social e com um curso técnico na área de saúde, ela está desempregada há dois anos. “A empresa onde eu trabalhava fechou e desde então já busquei o Sine, deixei currículo, mas não consegui nada”, diz.

Machado mantém seu sustento e dos filhos com a revenda de cosméticos. A vaga que ela pretendia não estava mais disponível, mas uma outra oportunidade surgiu.

Mas o que é necessário para concorrer a uma vaga de emprego intermediada pelo Sine, assim como Maria Machado?

O Sine busca as vagas disponíveis com as empresas e encaminha os candidatos que comparecem em busca das oportunidades (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Inicialmente, deve-se comparecer ao Sine, na Avenida Getúlio Vargas, n° 1670, Bosque, para realizar um cadastro. É necessário apresentar carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço com CEP e certificados de cursos (se houver). Todos os documentos precisam ser originais.

A partir do cadastro, os dados ficam armazenados em um sistema nacional de Intermediação de Mão de Obra (IMO). Assim, caso o concorrente mude de cidade, por exemplo, só precisará atualizar o endereço.

Posteriormente, o cadastrado deve contatar o órgão por meio do número 0800 647 8182, para se manter atualizado quanto às vagas que lhe interessarem.

O Sine busca as vagas disponíveis com as empresas e encaminha os candidatos que comparecem em busca das oportunidades.

A agência Notícias do Acre disponibiliza diariamente o painel de vagas do SINE. Para acompanhar, basta acessar o banner “Vagas Sine” no site.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter