Saúde anuncia repasses para a compra de medicamentos pelos municípios

Resley Saab
21.02.2019 11:05
Atualizado 22.02.2019 às 14:45

Gestores municipais devem procurar a pasta para a liberação dos recursos

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) autorizou um repasse de mais de R$ 170 mil, de um total de R$ 2 milhões do Fundo Estadual de Saúde, para os municípios comprarem os medicamentos das suas farmácias públicas. A parcela é referente a janeiro de 2019, e os gestores municipais devem procurar a pasta para poderem fazer a liberação.

Os valores por cada município e a autorização dos repasses foram publicados no Diário Oficial do Estado do Acre desta quinta-feira, 21. O aporte do ‘Componente Básico da Assistência Farmacêutica’, como é conhecido, contém uma série de medicamentos gratuitos para a população, incluindo insumos para as pessoas que fazem uso de insulina. O total anual dessas verbas é de R$ 2.044.479,80.

O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Alysson Bestene e tem como base a determinação de que os estados devem aplicar, no mínimo de seu orçamento próprio, R$ 2,36 por habitante ao ano, para financiar a compra de medicamentos e insumos do referido ‘componente básico farmacêutico’.

Veja a tabela completa abaixo