Saúde aposta na capacitação atendimento de mais qualidade

Capacitar os profissionais para oferecer um serviço de saúde com mais qualidade é a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Por isso, iniciou, nesta quarta-feira, 22, os cursos de especialização oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, considerado um dos principais hospitais do país, em parceria com o Ministério da Saúde, e que conta com a participação de centenas de profissionais da Saúde.

Cerca de 130 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos se inscrevem para os cursos de Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, Especialização em Gestão de Vigilância Sanitária, Especialização em Vigilância em Saúde e Especialização de Políticas de Saúde Informada por Evidências.

É o caso da chefe da divisão de produtos da Vigilância Sanitária, Jubileia Braga. “Essa capacitação é muito importante porque é a primeira vez que temos algo direcionado à Gestão de Vigilância Sanitária. É um aprendizado que aprimora o serviço que fazemos”, afirma.

Rosângela disse que a capacitação é um sonho antigo (Foto: Júnior Aguiar)

Uma das mais empolgadas era a enfermeira Elizângela Rodrigues, que presta serviço na Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Roney Meireles, em Rio Branco: “Para mim essa capacitação faz toda a diferença. Estamos falando do Sírio Libanês, reconhecido no Brasil e no exterior. Só tenho que agradecer pela realização desse sonho”.

Profissionais do interior também participam

Além dos profissionais de Rio Branco, também participam dos cursos representantes da saúde dos demais municípios das regionais do Baixo Acre e Purus.

Bruna dos Reis é coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente de Sena Madureira. “Ficamos honrados com essa oportunidade. Principalmente nós, que somos do interior, para quem são ainda mais oportunas as chances de aprendizado”, explica.

O acolhimento dos alunos e abertura dos cursos foram na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Uninorte e contou com a presença do secretário estadual de Saúde Gemil de Abreu Júnior: “A parceria com o Sírio Libanês e o Ministério da Saúde é importante para que que possamos cada vez mais capacitar nossos servidores. No fundo, quem ganha com tudo é isso é a população, que tem um serviço com mais qualidade”.