Saúde apresenta espaço de monitoramento das doenças de maior incidência

Você já ouviu falar na sigla CIEVS? Provavelmente, não. Mesmo assim, ela representa um serviço de extrema importância para a saúde pública do Acre.

CIEVS, é o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, departamento responsável por vistoriar situações de doenças ou agravos à saúde em todo o estado, principalmente as mais comuns, e que afetam toda a região amazônica como, hepatites, malária, dengue, entre outras.

O CIEVS existe desde 2011 e passou por uma reestruturação e ajustes dos serviços, contando com um novo espaço e equipe. Na manhã desta quinta-feira, 19, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) apresentou o espaço que ainda deve receber mais equipamentos do Ministério da Saúde (MS).

Além de identificar emergências de saúde em determinadas regiões por meio de sistema telefônico, denúncias, análise de sistemas de dados e averiguação de informações veiculadas em meios de comunicação online, o centro funciona 24 horas, inclusive nos fins de semanas e feriados.

Centro ganhou espaço próprio, novos equipamentos e vai funcionar 24 horas (Foto: Maxmone Dias)

De acordo com Moisés Viana, diretor de Vigilância em Saúde da Sesacre, o CIEVS é um serviço que atua em tempo real e informa em qual região é necessário executar ações de saúde destinadas à população para controlar e diminuir casos de doenças.

“O CIEVS trata especificamente de situações emergenciais como surto de uma doença que ocorra em algum município. Então, todas as unidades de saúde terão um contato direto com o CIEVS, dessa forma, notificando qual situação a vigilância em saúde deve agir”.

Viana destaca ainda que reuniões serão realizadas semanalmente com a equipe. “Iremos nos reunir frequentemente, uma vez por semana, com diversos setores e departamentos, desde o gabinete de secretários adjuntos, representantes de atenção à saúde, vigilância sanitária, divisão de imunização até os laboratórios de saúde pública. O intuito é discutir e analisar situações para que possamos intervir no município, caso necessário”.

O secretário de Esado de Saúde, Rui Arruda, destaca a parceria com o MS e o ganho de mais um serviço para a poplação. “Este centro é de fundamental importância, porque iremos conseguir antecipar algumas situações de risco à saúde pública. Então, podemos dizer que é um centro de inteligência da saúde e quem ganha com tudo isso é a população.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter