Saúde capacita multiplicadores de programas de prevenção ao uso de drogas entre jovens

Foco principal dos programas são os estudantes (Foto: arquivo Sesacre)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza na próxima semana, de 24 a 28 de julho, uma formação para multiplicadores de programas de prevenção ao uso de álcool, drogas e cigarro coordenados pelo Ministério da Saúde (MS) e implantados nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul desde 2014.

A formação será a partir de segunda-feira, 24, na sala de reuniões do segundo andar da Biblioteca da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, Centro de Rio Branco, no horário das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

A implementação desses programas no Brasil ocorreu a partir de articulações da Coordenação Nacional de Saúde Mental do MS em parceria com o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e com a Secretaria Nacional de Políticas contra as Drogas do Ministério da Justiça a partir de uma avaliação de que não havia programas nacionais com evidências comprovadas sendo executados no país.

Tiveram como referência programas internacionais respaldados e testados em países com estruturas políticas e sociais semelhantes ao nosso. Os programas selecionados foram largamente testados em diferentes países e mantiveram seus resultados, sendo propostos para serem implementados em alguns estados de forma piloto.

Para o ano 2017 a continuidade dos programas Elos, Famílias Fortes e #TamoJunto” sofreram ajustes de modo a possibilitar autonomia aos estados e municípios para que seja possível haver uma ampliação de escolas e comunidades beneficiadas. A Sesacre assume a partir de agora a coordenação da implementação dos programas em articulação com as secretarias de Educação e Assistência Social.

“O Acre é o único estado da Região Norte que possui tais programas. Em 2014 e 2015 foram executados os programas #Tamojunto e Fortalecendo Famílias e em 2016 iniciou também o Elos”, explica a gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia dos Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter