Saúde capacita técnicos para sistema do Programa Nacional de Imunização

Servidores serão habilitados para compartilhar conhecimento em unidades de saúde de seus municípios (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Conhecimento será compartilhado em unidades de saúde dos municípios (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Para facilitar o acesso aos dados vacinais da rede pública de saúde do Estado, técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) participam de capacitação para implantação e atualização do sistema de monitoração e controle do PNI. O curso é realizado no auditório do Data SUS, nos dias 24 e 25 de novembro.

A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Ministério da Saúde (MS), que, para tornar os profissionais aptos à implantação e atualização do sistema, habilitando-os para serem multiplicadores nas unidades de saúde de seus municípios.

O enfermeiro Joab Rocha, de Rodrigues Alves, há três anos participa da capacitação. Para ele, a atualização permite o aprimoramento de conhecimento do sistema.

“Temos muita dificuldade na questão do registro e envio das doses das vacinas. Mas com as informações adquiridas nesta capacitação será facilitado o controle efetivo para uma melhor cobertura vacinal no estado”, afirmou.

Facilitando o acesso a dados

O novo sistema possibilita um acompanhamento da situação vacinal mais eficaz, auxiliando também no controle, prestação de contas e redução de desperdício.

“O curso está voltado para a área de sistema de informações, ensinando como fazer a implantação e registro da criança e o controle da vacina por meio da entrada de dados”, explicou Marcelo Chaves, coordenador-geral do PNI.

Chaves frisa que muitas mães perdem a carteira de vacinação, mas o novo sistema proporciona uma reimpressão na qual constam todas as doses que já foram aplicadas na criança, evitando prejuízos.