Saúde da população indígena é tema de reunião na Sesacre

Irailton Lima enfatizou que a atenção à saúde indígena é prioridade para o governo do Estado (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Irailton Lima enfatizou que a atenção à saúde indígena é prioridade para o governo do Estado (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Irailton Lima, reuniu-se na última semana com a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Purus, Jiza Lopes, e outras lideranças indígenas, a fim de discutir melhorias no atendimento oferecido à população indígena do estado.

“A partir do que foi relatado durante a reunião, será feito um levantamento para que providências sejam tomadas à proposta de que o atendimento a essa população seja aperfeiçoado. Embora a Sesai seja responsável pelo atendimento de atenção primária nas aldeias, o Estado busca apoiar, garantindo o fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas para atender os povos indígenas”, assegurou Lima.

Ele também enfatizou que a atenção à saúde indígena é prioridade para o governo do Estado.

No Acre, existem dois DSEIs: do Alto Rio Purus e do Alto Rio Juruá, com sedes em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, respectivamente. O DSEI do Alto Rio Purus atende, ainda, a região sul do Amazonas, nas cidades de Pauini e Boca do Acre, e Rondônia, no Distrito de Extrema, totalizando sete polos-bases, com uma população de 10,4 mil indígenas, em um território de quase quatro milhões de hectares de terras demarcadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter