Saúde sem discriminação

Saúde da População Negra é tema de Encontro em Rio Branco

Nazareth Araújo esteve presente e falou das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

Dentro da programação da Quinzena da Mulher Negra, entre 15 e 29 deste mês, realizou-se na manhã desta sexta-feira, 28, no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em Rio Branco, o Encontro Estadual de Saúde da População Negra – Projeto Negras Grávidas.

O encontro tem foco chamar atenção para as políticas públicas voltadas a saúde da população negra e também dar uma resposta às desigualdades em saúde que acometem esta população e o reconhecimento de que as suas condições de vida resultam de injustos processos sociais, culturais e econômicos presentes na vida histórica do país.

A vice-governadora Nazareth Araújo esteve presente e falou das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no Acre ressaltando a importância das ações de saúde voltadas a população negra. “Nossas políticas estão embasadas nos princípios constitucionais de cidadania e dignidade da pessoa humana, do repúdio ao racismo, e da igualdade. Sempre com o princípio fundamental de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, frisou.

Entre as diretrizes discutidas no encontro está a de promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

O representante do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Peixinho, falou de sua alegria em constatar que o Acre, por meio de suas instituições, está empenhado em promover a saúde das mulheres negras. E anunciou uma boa notícia: “O governo federal irá disponibilizar mais recursos para ser investidos nessa área e que irá trazer muitos benefícios a essa população”.

A gerente da Divisão de Saúde das Populações Prioritárias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Zilmar Cândido, destacou que a meta do governo é garantir e ampliar o acesso da população negra do campo e da floresta às ações e aos serviços de saúde. “Nossa luta é para fazer valer os princípios constitucionais de cidadania e dignidade da pessoa humana, do repúdio ao racismo, e da igualdade”, disse.