Saúde discute implantação de programa de monitoramento de dados no Acre

Comitiva do Acre conhece funcionamento do ConectaSUS em Goiânia (Foto: Cedida)

Na última semana, o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Ráicri Barros, acompanhado do gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Moisés Viana, e do gerente da Divisão de Tecnologia de Informação da Secretaria Estadual de Saúde, Stênio Canízio, esteve em visita à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, em Goiânia, com o objetivo de conhecer o ConectaSUS.

O programa de monitoramento de dados, desenvolvido e coordenado pela saúde goiana, tem se tornado uma referência em todo o país.

O objetivo do ConectaSUS é simples, mas de extrema importância para a saúde, já que tem como missão principal tomar decisões baseadas em informações confiáveis e atualizadas.

Para que isso aconteça, o programa disponibiliza informações na área de saúde de todos os 246 municípios de Goiás.

A ferramenta de monitoramento dos indicadores em saúde foi bastante elogiada pela comitiva acreana e já existem tratativas para a elaboração de plano de cooperação técnica entre os dois estados para a implantação do programa no Acre.

“Já iniciamos as conversas e o governo de Goiás vai nos ceder os sistemas do ConectaSUS. Vamos decidir quais indicadores que a saúde do Acre vai monitorar a partir dessa implantação”, destaca Viana.

O gerente do Departamento de Vigilância em Saúde exemplifica como o programa atua. “No caso, por exemplo, dos casos de dengue, o programa é capaz de indicar em qual quadra de um bairro em determinado município há um risco de alerta. Com essas informações, podemos agir com mais precisão”, explica.

Opinião compartilhada pelo secretário adjunto de Atenção à Saúde. “Fizemos essa visita e conhecemos de forma mais complexa como funciona o ConectaSUS. Esperamos conseguir implantar essa importante ferramenta de gestão que vem se destacando em nível nacional”, define Barros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter